Incra deve remover ocupantes de reserva indígena para assentamento

Criança Awá. Foto: Survival
Criança Awá. Foto: Survival

Operação está desocupando terras dos Awá-Guajá no Maranhão. Objetivo da Justiça é conter o desmatamento na região

Do G1 MA com informações de O Estado

Desde o início deste mês foi montada uma operação para desocupar as terras dos índios Awá-Guajá, no noroeste do Maranhão. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) pretende remover as famílias que ocuparam a reserva indígena para uma área de assentamento. De acordo com a Funai, aproximadamente 300 famílias que estão ocupando a reserva indígena serão notificadas. Objetivo da Justiça é conter o desmatamento na região.

No meio da floresta fazendas, vilarejos e posseiros que, por ordem da Justiça Federal, devem ser retirados da reserva indígena. As trilhas abertas por madeireiros para extrair as árvores retiradas ilegalmente do que restou da mata Amazônica no Maranhão.

A operação de retirada dos ocupantes da reserva indígena está sendo coordenada pela Secretaria Especial da Presidência da República a partir de uma base do Exército, montada em São João do Caru, um dos municípios no entorno reserva.

A Força Nacional e a Polícia Rodoviária Federal também estão trabalhando na operação. Oficiais de Justiça estão fazendo as  notificações dos ocupantes. O INCRA está adquirindo terras e pretende usar lotes vazios da reforma agrária pra assentar as famílias que serão retiradas da terra indígena, mas, para isso, vão ter que estar no Cadastro Único do governo federal.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.