Nota Oficial da Funai

Funai diz que o cacique Ivan Tenharim foi assassinado. Foto: Divulgação Funai
Cacique Ivan Tenharim. Foto: Divulgação Funai

Sobre a reportagem  “Filho de cacique vê precipitação’ da Funai” (“Poder”, 5/1), a Fundação Nacional do Índio informa que o coordenador regional da Funai em Humaitá (AM), Ivã Bocchini, acionou as autoridades policiais solicitando investigação sobre a morte do cacique Ivan Tenharim, no intuito de prevenir conflitos.

A Polícia Federal instaurou inquéritos para apurar a morte do cacique, o desaparecimento dos não índios e a depredação de patrimônio público em Humaitá. Por fim, informamos que os servidores da Funai foram orientados pela presidência do órgão a não dar entrevistas.

LUCIANA NÓBREGA
Chefe de gabinete da presidência da Funai (Brasília, DF)

Comments (2)

  1. Fernando, não foi a FUNAI que não cumpriu as obrigações constitucionais. Você já ouviu falar de contextos políticos e sociais? Você acha que é possível demarcar mais de 500 terras indígenas em 5 anos, com laudos, contestações na justiça e etc? Pelo amor de Deus, pense um pouco…

  2. Gostaria de saber porque a FUNAI não cumpriu sua obrigação constitucional que seria a da demarcação de todas as terras indígenas reconhecidas na data da promulgação da carta, prazo este vencido em fins de 1993. Já adianto que de desculpas esfarrapadas o povo já invadiu as ruas e, em 2014 o clima será muito mais intenso: queremos respostas responsáveis, decentes. Sem jogo de empurra-empurra que estamos falando da vida de centenas de milhares de cidadãos sobreviventes ante os milhões já exterminados por governos indecentes como o que temos tido.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.