Carta d@s Jovens Guerreir@s Tupinambá

1240406_225568757597728_1083591876_n

Nós jovem tupinambá mandamos essa solicitação para o senhor governador, a Senhora Presidenta, e outras autoridades para que demarquem as nossas terras. Porque queremos que acabem logo esses conflitos, derramamento de sangue e mortes. Para podermos viver em paz, que possamos andar sem medo. Pois só assim teremos um futuro melhor!

Nós Tupinambá andamos com medo, porque fazendeiros pagam pistoleiros para matar nós Índios, carros com vidro fumê passam devagar perto das aldeias. Um índio Tupinambá foi baleado por um policial federal que resultou na perda de sua perna e até hoje este policial ainda não foi punido. Recentemente tocaram fogo em oito casas de índios Tupinambá e mataram dois, por conta dessa luta pela terra.

Em Buerarema os pequenos agricultores estão colocando os índios para correr. Estão pegando suas mercadorias e queimando, botando para sair de suas casas.

Por grandes atos ilícitos eles cometem muitas atrocidades com nós índios, e fica por isso mesmo; mas o que nós jovens estamos tentando recuperar, o que nossos antepassados lutaram para defender, que são nossas terras. É uns dos grandes direitos nossos, por isso estamos colocando em grande ato mundial para que possamos ter nossos direitos obtidos e alcançados porque todos têm seus direitos; então, nós só queremos o que é nosso por direito.

A constituição federal 231 garante as nossas terras, mas o que parece mesmo é que isto ficou apenas no papel e não está sendo cumprido. Nossos parentes estão recorrendo às zonas urbanas porque estão sem suas terras para plantar e tirar o seu sustento. Nós índios necessitamos de uma resposta imediata para que possamos botar um fim neste conflito que está prejudicando tanto o lado de nós índios.

Queremos uma resposta urgente, pois a situação por aqui é de conflitos. Pedimos por mais uma vez que demarquem logo as nossas terras!

Gessy Santos
Nome Indígena: Araporanga.

Laís Eduarda
Nome Indígena: Ninhã Gwarini.

Gemerson Mecias
Nome Indígena: Kirá.

Maria Rita
Nome Indígena: Irani.

Lemuel Santos

Fagner Luis

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.