CE – MPF solicita inquérito para investigar desocupação do Cocó

Marcos Robério, O Povo on line

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) vai solicitar que a Polícia Federal abra novo inquérito referente ao Cocó, dessa vez para investigar os procedimentos adotados pela Prefeitura durante a desocupação da última quinta-feira. Na tarde de ontem, procuradores participaram de uma audiência com manifestantes que relataram agressões.

Na avaliação do MPF, houve “uso desproporcional da força e abuso de autoridade” durante a ação da Guarda Municipal. De acordo com o órgão, como a área do Cocó é terreno da União, a Prefeitura precisaria de um mandado de reintegração de posse para poder agir no local.

No último dia 27, a PF já havia aberto inquérito para investigar suposta ilegalidade na obra dos viadutos, com base em relatório do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Ontem, a pedido do MPF, o Ibama foi novamente ao Cocó, segundo o procurador Márcio Torres, para verificar a área desmatada após a ação da Guarda.

Conforme O POVO mostrou ontem, o prefeito Roberto Cláudio (PSB) disse que a ocupação ocorreu de forma “pacífica”, “dentro da legalidade” e que a violência teria partido dos manifestantes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.