O que signica “Emergência” em Fukushima Daiichi

Situação março 2013 por Ken Buesseler
Situação março 2013 por Ken Buesseler

Em Fukushima Over Blog

O que significa a palavra “emergência” no Fukushima Daiichi? Esta palavra tem sido tão empregada por dois anos e meio que é difícil acreditar que uma situação de emergência, enquanto Fukushima preocupe muitas pessoas por um longo tempo. E, no entanto, esta palavra tem sido usada por alguém que é responsável pela segurança nuclear no Japão, de acordo com a agência Reuters , o chefe de um grupo de trabalho em Fukushima ARN – Autoridade Reguladora Nuclear Japão – anunciou segunda-feira que Fukushima estava em um estado de “emergência”. Shinji Kinjo no entanto, não é o tipo que se preocupa habitualmente: 15 Março de 2011, após a terceira explosão na usina de Fukushima Daiichi, o perito disse que o aumento da radioatividade não teria “efeitos imediatos para a saúde.  Para entender por que esse homem fora de seu tema, questionou severamente a operadora Tepco, devemos voltar para os eventos que começaram no mês passado. Este é o objetivo deste artigo que vai tentar tirar o status de água contaminada na usina de Fukushima Daiichi.

Gestão da água Fukushima Daiichi

Para entender a situação, é necessário conhecer o estado das coisas. Em suma, em março de 2011 o porão do centro foi completamente inundado pelo tsunami, com abundância de água salgada inicialmente. Em seguida, ela sofreu três colapsos (coração de fusão) – isto é, o mais temido do acidente da indústria nuclear – cada um formando um cório de cerca de 70 a 90 toneladas. Pior ainda, pelo menos, um dos coriums atravessando um recipiente do reator para parar e solidificar altifalante inferior de contenção que é a versão oficial. Mas, por enquanto, a Tepco não tem sido capaz de mostrar qualquer coisa para apoiar este lançamento. Pois não há outra hipótese: a derme pode ter atravessado a balsa fundação, o que teria levado à camada geológica que contém água subterrânea. Ninguém provou que qualquer um, porque é simplesmente impossível, no estado atual do conhecimento, como a Tepco prática a retenção da maior parte dos dados. Mas essa hipótese é a mais plausível, vamos ver o porquê.

A televisão japonesa (TV Asahi), não hesita em falar de derreter-out (saída cório contenção).
A televisão japonesa (TV Asahi), não hesita em falar de derreter-out (saída cório contenção).

Rega derreteu corações

TEPCO pulverizado núcleo derretido – pelo menos sua suposta localização nos tanques – para remover o calor residual. Isso requer cerca de 360 m 3 de água por dia. Água, em vez de ficar na contenção, espalha-se no porão da planta, possivelmente devido à falhas causadas pelo terremoto de 11 de março de 2011. Estima-se que 100.000 toneladas de água contaminada estagnou na base da planta. A contaminação da água é muito importante: as últimas medições apresentaram 5,7 milhões Bq / L para uma unidade, 36 milhões de Bq / L para a Unidade 2, e 46 milhões de Bq / L para a unidade 3.

O ponto sobre o armazenamento e tratamento de água contaminada 30 jul 2013 (fonte Tepco)
O ponto sobre o armazenamento e tratamento de água contaminada 30 jul 2013 (fonte Tepco)

Águas Subterrâneas em jogo

Outro fornecimento de água,  foi rapidamente encontrado- a de água subterrânea- que vem de todos os lados: de 400 m 3 de água por dia, o que contamina a mistura e que é utilizado para o arrefecimento.

Para que o nível da água não suba e que o local não se torne um pântano radioativo, Tepco deve bombear constantemente a água de porões. Esta água é então enviada para os sistemas complexos de tratamento que remove o sal e remove alguns dos radionuclidos. A água é então armazenada em tanques, e uma parte é usada novamente para resfriamento. Para evitar a liberação de água radioativa para o oceano, ela é armazenado em tanques. Atualmente, existem cerca de 1.000 tanques contendo cerca de 300 000 m 3 de água contaminada. Em 05 de agosto de 2013, a TEPCO anunciou que ainda tem 60 mil m 3 de armazenamento disponível, o que lhe permitiria manter até dezembro de 2013. No longo prazo, dentro de dois anos, a Tepco planeja aumentar sua capacidade de armazenamento para 700 mil m 3 .

O peixe capturado perto da usina Daiichi Fukushima em janeiro de 2013 é altamente radioativo: 254.000 Bq / kg, ou 2.540 vezes o limite de 100 Bq / kg estabelecido para frutos do mar pelo governo.
O peixe capturado perto da usina Daiichi Fukushima em janeiro de 2013 é altamente radioativo: 254.000 Bq / kg, ou 2.540 vezes o limite de 100 Bq / kg estabelecido para frutos do mar pelo governo.

A luta contra o abastecimento de água

Para evitar lidar com muita água, Tepco instalou 12 poços reatores montante para bombear a água do lençol freático antes de entrar no porão. Este fato permite o bombeamento de 100 m 3 / dia. Mas como o local com vista para o poço estava contaminado pelo vazamento de água altamente radioativo de tanques de armazenamento subterrâneos que o operador tinha cavado no chão – para reduzir a factura de tanques de armazenamento de metal – ainda não existe autorização para liberar a água no mar. De fato, após o tumulto causado pela liberação de 11 500 m 3 de água radioativa para o oceano em março de 2011, a Tepco prometeu não fazê-lo sem a permissão dos  pescadores. Mas hoje, os pescadores perderam a confiança e eles provavelmente estão certos.

Projeto parede impenetrável de aço e concreto (Tepco e Asahi TV)
Projeto parede impenetrável de aço e concreto (Tepco e Asahi TV)

Parede à prova de água e vazamentos para o mar

Planejado por dois anos, a construção de um muro de aço e concreto entre a central e o mar não deve ser concluído hoje. Provavelmente por razões financeiras (obviamente que é muito caro) e humano (recrutamento de trabalhadores de dificuldade), a construção da barreira está longe de terminar.

Princípio da realização de química parede injeção (fonte Tepco)
Princípio da realização de química parede injeção (fonte Tepco)

Na precipitação devido às descobertas de julho, a  TEPCO optou por realizar paredes químicas. Esta técnica foi utilizada em 2011  : no momento, foi injetado no solo silicato de sódio (Na2SiO3), que é um composto químico com a particularidade de solidificar o solo e torná-lo tão duro como o vidro. É possível que este é o mesmo processo. Sempre uma razão técnica impede essa estrutura ao nível do solo. A parede de 16 m de profundidade por 1,80 m da superfície.

Diagrama da Asahi TV: O nível de trincheira água é mais do que a parede superior do produto químico.
Diagrama da Asahi TV: O nível de trincheira água é mais do que a parede superior do produto químico.

Parece que a utilização desta técnica para um comprimento de 100 metros causou a subida do nível da água subterrânea a jusante do nível da unidade de instalação 2: o nível de água nos poços aumentou um metro desde o início de julho. Isso parece bastante lógico, uma vez que as águas subterrâneas se movem a partir da montanha para o mar. Encontrando um obstáculo, provoca um aumento do nível. O grande problema é que a água é fortemente contaminada, TEPCO reconheceu que “é possível que a água começou a passar por cima da parede subterrânea”, o que significa claramente que já se encontra no processo de adesão ao oceano.

Localização de vazamentos em 2011 (Asahi)
Localização de vazamentos em 2011 (Asahi)

A água contaminada para o oceano

As medições realizadas no mar por dois anos e meio mostram que a radioatividade não cai perto da usina de Fukushima Daiichi, enquanto que o decaimento radioativo e diluição teria causado uma redução significativa da poluição. Portanto, presume-se que os efluentes radioativos relaxado centrais, mas Tepco se recusou até agora a admitir essa realidade. Não era até 22 de julho de 2013 que o operador tenha reconhecido a poluição do Pacífico, e em 2 de agosto, a Tepco anunciou que o montante total de trítio lançado a partir de maio de 2011 foi entre 20.000 e 40.000 bilhões becquerels ( 20 e 40 TBq). De fato, após o vazamento de 2011, eles lutaram para conter, Tepco se comprometeu a entupir tubulações, que, no entanto, nunca foi feito em dois anos, a situação é chamado “estabilizado”.

Percebemos cada vez que o operador não é um serviço público – embora o estado japonês é o acionista majoritário -, mas é uma empresa comercial, sempre buscando lucros, evitando, tanto quanto possível despesas. Finalmente, em 07 de agosto de 2013, o Governo, através da Agência de Recursos Naturais e Energia, anunciou que 300 m 3 de água contaminada se juntou ao mar diariamente.

Bomba de emergência

Todos os dutos, túneis, trincheiras a jusante da central contêm cerca de 15 000 m 3 de água contaminada. Diante da insistência da NRA, a Tepco está empenhada em iniciar a bomba no próximo fim de semana, quando eles estavam programando este novo projeto apenas no final de agosto. À medida que a bacia que recolher essa água adicional perto da unidade 2 ainda não foi construída, pode reduzir mecanicamente a capacidade de armazenamento do local.

Já em junho de 2013, a Tepco tinha visto um aumento na radioatividade no conduto de água perto Unidade 2. Mas, em julho, foi um pouco de pânico: duas amostras em trincheiras que são realmente tanque de água contaminada desde o início do desastre deu passos impressionantes: a primeira amostragem (19 de Julho de 2013) foi medido 36 bilhões Bq / m 3 de césio 134/137, eo segundo (26 de Julho de 2013) 2350000000000 Bq / m 3 . Assim, o estado de emergência declarado pelo NRA.

Na TV Asahi, ele diz que, mesmo na parede de aço-concreto não seria eficaz, porque a água no aqüífero facilmente contornar a barreira para chegar ao oceano.
Na TV Asahi, ele diz que, mesmo na parede de aço-concreto não seria eficaz, porque a água no aqüífero facilmente contornar a barreira para chegar ao oceano.

Trincheiras transbordando

Hoje em dia, há evidências de que a água contaminada passa sobre a barreira química.Presumivelmente, à medida que passa através do fundo e nos lados, como este produto químico “parede” é intermitente. Pode-se também pensar que, desde dois anos toda a comunicação Tepco sobre as águas subterrâneas teria sabiamente mantido na planta é uma enorme farsa. Em um recente programa na TV Asahi , os especialistas denunciam os projetos desastrosos do operador.

Por enquanto, nenhuma ação para manter a água contaminada tem sido eficaz. Elas foram feitas a despeito do senso comum. No entanto, desde o início de muitos especialistas afirmam um recinto subterrâneo, uma espécie de sarcófago subterrâneo gigantesco cuja construção levaria dois anos.Se esta decisão tinha sido tomada há dois anos, a onda de água contaminada no Oceano Pacífico pode ter sido conteúdo hoje. Talvez porque nós ainda não sabemos o quão profundo deve ter este fórum. O Fukushima baseado arenito camadas sedimentares e é provável que a água flui facilmente a profundidades insuspeitas.

As amostras foram coletadas em 31 de julho, a uma profundidade de 1 metro, 7 metros e 13 metros do lado do mar do centro. (Asahi)
As amostras foram coletadas em 31 de julho, a uma profundidade de 1 metro, 7 metros e 13 metros do lado do mar do centro. (Asahi)

Corium para fora do gabinete?

De acordo com a Fukushima ACROnique a partir de 1 ª de agosto os últimos resultados da medição da contaminação com césio de valas de água ofensivas mostram concentrações de centenas de milhões de becquerels por litro para o reator n º 2. Durante o água é extraída profundamente, é mais radioativo , também diz Gen4: há até 950 milhões de becquerels por litro. Isto sugere que a água esfria coriums fora do confinamento e deixou cair seus radionuclídeos contínuas nas águas subterrâneas. Desde TEPCO mento omissão continuamente em todas as frentes, desde o início da crise, pode-se razoavelmente pensar que esta é uma das últimas do operador cachoteries amaldiçoado.

andstone Fukushima (geológica seção 300 m do centro)
andstone Fukushima (geológica seção 300 m do centro)

O que fazer agora?

Agora que o governo revelou que 300 m 3 / dia de água contaminada flui continuamente no mar, o que vai ser possível? Torna-se muito crítico para trabalhar neste ambiente mais radioativo. Hydrogeologists a ARN certamente trabalhar sobre o assunto, mas raramente a teoria é consistente com o campo. A água sempre, eventualmente, infiltrar e resolver. Seria perigoso se o solo onde a planta é construído para se tornar uma bagunça radioativo, pois poderia tornar-se instável. A solução a curto prazo é ainda bombear e armazenar. A solução a longo prazo ainda não é conhecida. Ou, como IRSN continuam otimistas, não importa o que acontece: ”  Tendo em conta os valores observados nas águas subterrâneas, a contribuição da radiação ao oceano pelo site deverá ser limitado por esta oferta de terrenos em geral, dadas as medidas tomadas e os potenciais impactos ambientais tendem a permanecer localizada à vizinhança imediata da planta, devido à alta capacidade de diluição do oceano . “( IRSN, 10 de julho de 2013 )

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Zoraide Vilasboas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.