Escutaram? Que venha 2013! Que venga!

Texto e foto: Telma Monteiro

Tania Pacheco

Não quero fazer nenhuma retrospectiva. Elas abundam, mais ou menos otimistas; mais ou menos pessimistas; alienadas, sectárias, felizes, desesperadas. Há, até, as ponderadas!

Também não quero fazer juras, promessas e propostas de desafios inatingíveis para 2013. Ou responsabilizar o ano que chega  por tarefas que sei ele não terá como cumprir. Nem nós.

Os últimos meses foram intensos e fizeram com que pessoas do bem se sentissem compelidas a desistir, enquanto que outras, exemplos de vaidade, arrogância, autoritarismo, asseclas subservientes ou mesmo detentoras do capital, se vangloriavam de mesquinhas vitórias. De “podres poderes”.

Enquanto o blog ganhava seu primeiro colaborador semanal – Frei Gilvander, com suas subversivamente cristãs leituras dos evangelhos -, uma grande amiga e guerreira afirmava estar encerrando seu “ativismo socioambiental”. Não só não encerrará, como será a segunda colaboradora oficial do Combate ao Racismo Ambiental. Nada mais justo, uma vez que ela foi uma das parteiras que o ajudou a nascer.  E a colaboração se inicia à sua revelia, com o abuso do uso da linda foto e das belas palavras que hoje compartilhou com seus amigos e amigas.

Fora isso, nesse ano que foi duro, mas durante o qual conheci muit@s nov@s companheir@s e até fiz amig@s, gostaria de saudá-l@s, simbolicamente, através de sete mulheres cujas diversidades somadas reúnem o que nos faz brasileiras: Tsitsina, Elaíze, Regina Fabrício, Patira, Susan, Elen e Sonia Mariza. Feliz 2013. Deixo vocês com os zapatistas, no seu brado de 21 de dezembro:

¿ESCUCHARON?

Es el sonido de su mundo derrumbándose.
Es el del nuestro resurgiendo.
El día que fue el día, era noche.
Y noche será el día que será el día.”

Comments (4)

  1. Como os guarani na esperança na terra sem males para todos nós…
    Um mundo mais justo, mais digno e humano entre o céu e a terra. Que Tsurá ( um dos deuses do povo apurinã) nos aponte um caminho mais harero ( bonito).
    Obrigada!
    Waikay para todos!!

  2. Novas amizades conquistadas, e laços fortalecidos, aprendizado em andamento foi assim em 2012, e que persista em 2013.
    Com apoio e incentivo vindo da diversidade sociocultural deste país.
    Obrigada Tania. Vamos que vamos, Avante.

  3. Acabei de responder a um e-mail com uma frase que me fez lembrar você e Telma: “Que continuemos sempre, até que não possamos nem mesmo sustentar as nossas bengalas como espadas!” Y que vengan!

  4. Todos juntos e fortes na luta, sem trégua, pela vida e pelos direitos humanos! 2013 haverá de ser um ano de grandes vitórias, pois nossa luta se adensará. Que venga! Um grande abraço fraterno para nossa querida guerreira Tania Pacheco

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.