Tania Pacheco
Não quero fazer nenhuma retrospectiva. Elas abundam, mais ou menos otimistas; mais ou menos pessimistas; alienadas, sectárias, felizes, desesperadas. Há, até, as ponderadas!
Também não quero fazer juras, promessas e propostas de desafios inatingíveis para 2013. Ou responsabilizar o ano que chega por tarefas que sei ele não terá como cumprir. Nem nós.
Os últimos meses foram intensos e fizeram com que pessoas do bem se sentissem compelidas a desistir, enquanto que outras, exemplos de vaidade, arrogância, autoritarismo, asseclas subservientes ou mesmo detentoras do capital, se vangloriavam de mesquinhas vitórias. De “podres poderes”.
Enquanto o blog ganhava seu primeiro colaborador semanal – Frei Gilvander, com suas subversivamente cristãs leituras dos evangelhos -, uma grande amiga e guerreira afirmava estar encerrando seu “ativismo socioambiental”. Não só não encerrará, como será a segunda colaboradora oficial do Combate ao Racismo Ambiental. Nada mais justo, uma vez que ela foi uma das parteiras que o ajudou a nascer. E a colaboração se inicia à sua revelia, com o abuso do uso da linda foto e das belas palavras que hoje compartilhou com seus amigos e amigas.
Fora isso, nesse ano que foi duro, mas durante o qual conheci muit@s nov@s companheir@s e até fiz amig@s, gostaria de saudá-l@s, simbolicamente, através de sete mulheres cujas diversidades somadas reúnem o que nos faz brasileiras: Tsitsina, Elaíze, Regina Fabrício, Patira, Susan, Elen e Sonia Mariza. Feliz 2013. Deixo vocês com os zapatistas, no seu brado de 21 de dezembro:
“¿ESCUCHARON?
Es el sonido de su mundo derrumbándose.
Es el del nuestro resurgiendo.
El día que fue el día, era noche.
Y noche será el día que será el día.”
Como os guarani na esperança na terra sem males para todos nós…
Um mundo mais justo, mais digno e humano entre o céu e a terra. Que Tsurá ( um dos deuses do povo apurinã) nos aponte um caminho mais harero ( bonito).
Obrigada!
Waikay para todos!!
Novas amizades conquistadas, e laços fortalecidos, aprendizado em andamento foi assim em 2012, e que persista em 2013.
Com apoio e incentivo vindo da diversidade sociocultural deste país.
Obrigada Tania. Vamos que vamos, Avante.
Acabei de responder a um e-mail com uma frase que me fez lembrar você e Telma: “Que continuemos sempre, até que não possamos nem mesmo sustentar as nossas bengalas como espadas!” Y que vengan!
Todos juntos e fortes na luta, sem trégua, pela vida e pelos direitos humanos! 2013 haverá de ser um ano de grandes vitórias, pois nossa luta se adensará. Que venga! Um grande abraço fraterno para nossa querida guerreira Tania Pacheco