Relato de expedição à Volta Grande do Xingu: mecanismo de transposição que NESA anunciou estar pronto não funciona

Por Zeh Roberto Prates, do Xingu Vivo para Sempre

Em 28.12.12, estivemos, pelo Movimento Xingu Vivo, em deslocamento até o Sítio Pimental, pelo rio Xingu vistoriando o serviço de implantação das ensecadeiras e o Sistema de Transposição de Embarcações,  dados como concluídos pela Norte Energia, em matéria publicada em jornal de circulação nacional.

Pudemos observar que nem as ensecadeiras estão concluídas, nem está funcionando o Sistema de Transposição de Embarcações. Mais uma vez a NESA mentiu ao informar sobre o andamento das obras que estão “a todo vapor”, mas não tão adiantadas como informado em matéria jornalistica nesta semana.

A ensecadeira atingiu a ilha de Serra, mas desta até a próxima ilha, onde estão construindo o sistema de Transposição de Embarcações, ainda não deu prosseguimento. Neste canal natural entre duas ilhas e no próximo canal até a margem direita, o Xingu ainda corre livremente.

Também tentamos utilizar o Sistema de Transposição de Embarcações com a “Voadeira” que estávamos, mas não foi possível colocá-la na pequena carreta acoplada a um trator de pneus para transpô-la até ao montante do STE, apesar de várias tentativas.

Salienta-se que embora os funcionários terceirizados que atendem aos passageiros de embarcações não nos conhecessem, nos atenderam muito educadamente e tentaram insistentemente transpor nossa embarcação, não insistindo mais em virtude do risco de acidentes. Mas fomos transportados de Van até ao montante do STE, para onde a voadeira deu a volta na ilha para nos apanhar.

Demos várias voltas nas frentes de obras em outras ilhas na rota do Sitio Pimental, até próximo da Ilha do Pimental, e observamos grande movimentação de máquinas pesadas e desmontes, aterros e secagem da lagoa da Ilha de Serra, entre outras atividades afins.

Além de mim e de outros da equipe do Movimento Xingu Vivo, estavam conosco um cinegrafista e uma repórter da TV Sta. Terezinha (Canção Nova), um pescador desta área, um jovem da Oficina Território Livre e um casal de atores que através de teatro e dança divulgam a nossa luta em defesa do rio Xingu.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.