Nota da Presidência: “Sobre o retorno de Luiz Cláudio Meirelles à Fiocruz”

Diante das manifestações públicas recentes, associadas à exoneração de Luiz Cláudio Meirelles da Gerência de Toxicologia da Anvisa, a Presidência da Fiocruz considera importante manifestar a sua visão sobre os fatos.

A Fundação participa diretamente da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos, como instituição de pesquisa, juntamente com o Inca e a Abrasco. A participação institucional na campanha se baseia em diversos estudos que indicam os riscos gerados pelo uso abusivo de agrotóxicos no país, com suas consequências para a saúde e o ambiente. Muitos desses estudos têm sido realizados em parceria com o Ministério da Saúde, a Anvisa e outros órgãos da área de ciência e tecnologia. Ao mesmo tempo, a Fiocruz estabeleceu interações com os movimentos sociais articulados à campanha e participou também do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, sempre visando fortalecer o processo de mobilização necessário para o enfrentamento de um problema de saúde pública da magnitude do uso indiscriminado de venenos no modelo agrícola brasileiro.

Como tem sido registrado, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, mas ainda convivemos com um marco regulatório com deficiências, estruturas de fiscalização que apresentam precariedades e necessidade de maior suporte para a realização de pesquisas e formação de pessoas. Nesse sentido, a Presidência partilha as preocupações manifestadas por várias entidades no que se refere à exoneração de Luiz Cláudio Meirelles da Anvisa, no sentido de manter a unidade de ação institucional, que tem sido de fundamental importância para o avanço das políticas de proteção da saúde da população, principalmente neste campo onde os interesses dos diversos grupos são muitas vezes conflitantes, configurando situações que dificultam o processo de gestão em todas as esferas.
A Presidência já manifestou solidariedade a Luiz Cláudio, pesquisador da Ensp/Fiocruz, no seu retorno à instituição. E quer apresentar à sociedade a certeza de que o trabalho conjunto entre as instituições da saúde pública brasileira continuará na consolidação das políticas de proteção da saúde e do ambiente e contra os impactos do uso de agrotóxicos, mantendo as iniciativas de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e cooperação, reafirmando nossa missão institucional no Sistema Único de Saúde e, em especial, no fortalecimento do papel do setor saúde nas ações de controle dos agrotóxicos no Brasil. Por fim, acredita que os fatos arrolados neste momento passarão por apuração rigorosa, permitindo esclarecimentos que não deixem dúvida acerca da necessidade de mantermos a autonomia das instituições no seu trabalho, sem interferências indevidas, com a garantia do cumprimento da Constituição e das leis que regem a nossa atuação pública.

________________________________
Coordenadoria de Comunicação Social | Presidência | Fiocruz

Comments (1)

  1. A presidencia da Fiocruz “Tucanou” sobre a saida da Anvisa do pesquisador Luiz Claudio Meireles. Não basta a Fiocruz estar solidária ao servidor da Claudio Meireles. É importante que a diretoria colegiada da Anvisa preste esclarecimentos sobre a sua exoneração, já que o companheiro exercia um excelente trabalho de controle regulatório dos agrotóxicos e defensivos agrícolas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.