SC – Manifesto pede ao Ibama que não conceda licença ambiental para usina de Pai Querê

Marco Aurélio Weissheimer

Um grupo de mais de 50 entidades do movimento ambientalista entregou ao superintendente do Ibama/RS, João Pessoa, um manifesto contra a construção da usina hidrelétrica de Pai Querê, na bacia do rio Pelotas, fronteira entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O manifesto defende que a obra “não é ambientalmente viável pelos graves danos ambientais e culturais não compensáveis e não mitigáveis que trará à macrorregião afetada”. O projeto de pai Querê, dizem ainda as entidades, carrega uma herança que não pode ser esquecida: “está à montante da hidrelétrica de Barra Grande, cujas falhas no licenciamento ambiental foram judicialmente reconhecidas e geraram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que redesenhou tudo que deveria acontecer na região rio acima”.

O documento elaborado pelas entidades ambientalistas aponta os seguintes problemas no projeto de Pai Querê que prevê o alagamento de uma área de 6,2 mil hectares de Mata Atlântica:

“Onde hoje se cogita esta nova hidrelétrica deveria ser implantado um corredor ecológico interligando os Parques Nacionais da Serra Geral e de São Joaquim ao que restou de florestas na calha do rio Pelotas, proposta feira pelo próprio Ministério do Meio Ambiente”.

“Avaliações ambientais integradas da bacia hidrográfica dos rios Uruguai-Pelotas determinaram que não podemos conectar um lago artificial no outro ao longo dos rios e que é necessário manter áreas inalteradas, justamente o contrário do que está acontecendo no rio Pelotas.

O projeto está em fase de licenciamento, sob a responsabilidade do Ibama em Brasília. “O que perderemos em Pai Querê, se a licença for emitida, é imensamente maior do que o que ganharemos em energia ou em benefícios sociais pontuais. Dessa forma, apoiados na fundamentação técnica já incorporada ao processo, as instituições, movimentos e fóruns colegiados signatários desse manifesto solicitam que a licença ambiental da hidrelétrica de Pai Querê seja negada”, conclui o documento.

http://rsurgente.opsblog.org/2012/10/19/manifesto-pede-ao-ibama-que-nao-conceda-licenca-ambiental-para-usina-de-pai-quere/

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.