BA – URGENTE! Fuzileiros navais invadem Quilombo do Rio dos Macacos para expulsar moradores

Ontem à noite, a Marinha do Brasil invadiu o Quilombo Rio dos Macacos, nos arredores de Salvador, para derrubar a casa de um morador. As notícias, da noite passada, dão conta de que os moradores resistiram dentro da casa, mas os fuzileiros, fortemente armados, montaram acampamento na frente da mesma, ameaçando derrubar a casa com os moradores dentro.

Os fuzileiros haviam derrubado uma das paredes da casa, que caiu em cima de uma criança, ferindo a mesma.

Dois advogados da AATR (Associação dos Advogados e Advogados de Trabalhadores Rurais um da Comissão Pastoral da Terra (CPT) estavam a caminho do Quilombo, para ajudar a comunidade.

O pedido da comunidade e de sua apoiadores é por uma mobilização urgente, para que essa notícia divulgada em todas as redes sociais comprometidas com a luta pela justiça. E que quem tem contato com órgãos de imprensa repasse a denúncia.

Ontem, havia também uma mobilização no sentido de todas as pessoas comprometidas com a luta se deslocarem para Rio dos Macacos, para dar apoio ao Quilombo. Até esta manhã, não tivemos novidades sobre a situação.

Com base em notícia postada em http://reconquistaranegritude.blogspot.com.br/2012/05/fuzileiros-navais-invadem-quilombo-do.html, enviada por Lucia Xavier.

Comments (7)

  1. sou guarniçao da briosa marinha do brasil,e sirvo na area do 2dn/cna e nunca vi nenhum desses episodios,envolvendo guarniçao da mesma. acho que tem muita gente nisto de quilombola, querendo enfeitar o pavao!!! vejam o que vcs falam para depois nao se complicarem. sempre marinha! brasil acima de tudo! adsumos!

  2. Gilda,
    eles vêm fazendo isso há anos. Finalmente, há três meses, houve uma ordem da Casa Civil para que a expulsão (concedida pela Justiça da Bahia) fosse suspensa, e o INCRA iniciasse imediatamente a delimitação do território. Pois a Marinha estava simplesmente impedindo a entrada dos funcionários do INCRA! Se você fizer uma pesquisa no Blog com “Rio dos Macacos”, vai encontrar dezenas de notícias, contando toda a história.
    É absurdo e revoltante!
    Tania.

  3. Eles têm que entrar em contato com o INCRA, que é o órgão responsável pela regularização das áreas quilombolas no Brasil.

  4. o Estado tem dificuldade de cumprir com seu papel e ainda tenta dificultar… essa ação deve ser apurada e que seus agentes sejam julgados, afinal trata-se de uma questão não só politica, mas também moral, além de desumana.
    Estou indo proxima semana para a Resina (Brejão dos Negros) a coisa por lá continua na mesma, a ausencia do Estado promove a lei do mais forte.

  5. Obrigada, Cassio. Sem dúvida, quem corre demais quase sempre tropeça… Você tem toda a razão!

  6. Vi a matéria pelo Facebook, é muito bom que estejam noticiando isso, mas deveriam colocar mais informações, como local onde ocorre o fato (Estado/Cidade), por que, para quem está acompanhando o assunto pela primeira vez fica difícil identificar os lugares. Parabéns pelo trabalho!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.