15 de Maio: Caetité relembra paralisação do transporte de carga radioativa

O dia 15 de maio de 2011 tornou-se um marco histórico em Caetité e região. Neste dia a população foi às ruas para impedir a entrada de 12 carretas de material nuclear radioativo transportado de Iperó (SP) para a cidade. Um ano depois, o povo volta a se mobilizar, chamando a atenção para a falta de transparência e responsabilidade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). O tempo passou, parte do material foi retirado das dependências da empresa, mas as perguntas continuam no ar: Por que a carga de Iperó não foi retirada em sua totalidade? O que será feito com esse material? Será que ficará eternamente em Caetité confirmando a tese de transformar aquela região num grande aterro de lixo nuclear?

Para refletir sobre estas questões e os impactos da exploração do urânio em Caetité, nos dias 15 e 16 de maio a Comissão Paroquial de Meio Ambiente realizará partilha de experiências dos efeitos da radiação com presença de vítimas do acidente com Césio em Goiânia e exposição Mãos do Césio, além da exibição do filme Urânio em Movimento e debates na Universidade Federal da Bahia (UNEB).

Toda a programação do dia 15 será transmitida ao vivo pela Rádio Educadora Santana de Caetité, podendo ser acompanhada através do site: http://www.educadorasantana.com.br/(o link só funciona através do navegador internet explorer).

Carga radioativa e a exploração de urânio em Caetité

Transportado de maneira silenciosa pelas Indústrias Nucleares do Brasil, o material radioativo foi impedido de entrar em Caetité. Na ocasião mais de três mil pessoas tomaram as ruas da cidade e numa clara ação de cidadania. Fato que repercutiu internacionalmente tornando público o descaso do programa nuclear brasileiro a partir do inicio do ciclo do combustível com a exploração do urânio em Caetité.

No decorrer do ano vários acontecimentos marcaram as atividade nuclear em Caetité: Fiscalização identifica descasos com trabalhadores durante trabalho com material radioativo; denúncias de violação dos direitos humanos pela Plataforma DHESCA com audiências na Câmara dos Deputados; lançamento do relatório da Plataforma DHESCA em Caetité; INB multada por contaminação do meio ambiente e exposição de trabalhadores a situações de riscos; Grito dos Excluídos mobiliza trabalhadores da INB e sociedade caetiteense pela retirada total do material radioativo nas dependências da INB; manifestações no mês de novembro exigem respeito e responsabilidade social por parte das empresas (I Novembro amarelo), entre outros.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 15/05

06:00h – Alvorada com músicas e foguetes (saindo de frente do cemitério)

08:00h – Sessão de abertura das atividades. (CEP)

09:00 as 12:00h – Ciclo de entrevistas na Rádio Educadora;

09:00 as 17:00h – Exposição “Mãos do Césio”, com presença de representante do Movimento do Atingidos pelo Césio de Goiânia; Exibição de vídeos “Uranio em Movimento” . Os dois eventos no CEP.

DIA 16/05

Continuidade da exposição e exibição de vídeos durante todo o dia (CEP)

09:00 as 12:00h – Ciclo de palestras sobre a questão (UNEB)

http://cptba.org.br/2012/05/11/15-de-maio-caetite-relembra-paralisacao-do-transporte-de-carga-radioativa/#more-1105

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.