Seminário “Rio + 20 em questão: a agenda do capital na perspectiva dos movimentos sociais e do pensamento crítico”

Na Rio + 20, as corporações, ocultadas por suas fundações e ONG’s, pretendem difundir o capitalismo verde como palavra que possibilite mais alguns anos de saqueio dos recursos naturais, de uso intensivo de energia e de expropriações. Tal como na Rio 92, o objetivo é despolitizar, cooptar movimentos e organizações e grupos de pesquisa nas universidades.

O seminário “Rio + 20 em questão: a agenda do capital na perspectiva dos movimentos sociais e do pensamento crítico” é um espaço livremente construído pelos movimentos e pelos grupos de pesquisa comprometidos com a luta socioambiental nas universidades. Em comum, as entidades e coletivos que o convocam pretendem servir de contraponto ao pensamento único das corporações, de seus intelectuais e dos governos que lhes servem.

O seminário pretende: examinar o padrão de acumulação e as ideologias que pretendem legitimá-lo; compreender, a partir da luta social dos setores atingidos pelos empreendimentos do IIRSA/PAC/BNDES, os problemas socioambientais concretos, e indicar possibilidades de alternativas que estão sendo forjadas nessas lutas, incentivando lutas unitárias contra a agenda que o capital quer legitimar na Rio + 20.

O Seminário “Rio + 20 em questão: a agenda do capital na perspectiva dos movimentos sociais e pensamento crítico” tem como objetivos:

  • Propiciar a articulação entre diversos movimentos sociais e integrantes da academia, todos embasados por uma perspectiva social crítica, e,
  • Conseqüentemente, promover o amadurecimento teórico crítico de ambas as partes, através da conjugação das reflexões produzidas pela experiência dos movimentos ao aprofundamento teórico trazido pela academia. Conscientes de que a ação militante é embasada teoricamente e de que a ação reflexiva da academia (crítica) não é desvinculada da realidade.
  • O seminário visa então a fortalecer as resistências aos projetos de exploração revestidos da ideologia do “capital-verde”, despindo o discurso capitalista do “desenvolvimento sustentável” e construindo perspectivas de enfrentamento.”
Data: 26 e 27 de abril de 2012
Local: UNIRIO, Auditório do CCET. Avenida Pasteur, 296. Urca
Programação:

Enviada por Alexandre Anderson.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.