Indígena da etnia guató morre aos 111 anos em Corumbá, MS


Júlia Caetano era considerada uma das índias mais idosas do Brasil (Foto: TV Morena)

Dona Júlia era considerada uma das índigenas mais idosas do Brasil. Ela estava internada em Corumbá. Morreu por falência múltipla de órgãos

A índigena da etnia Guató, Júlia Caetano, de 111 anos, morreu na manhã de segunda-feira (02), no Hospital de Caridade de Corumbá, distante 444 km de Campo Grande. Ela era considerada uma das indígenas mais idosas do Brasil.

A indígena foi transportada para o hospital na última sexta-feira (30), pelo comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil. A paciente não resistiu e morreu por falência múltipla dos órgãos. Ela será enterrada na Aldeia Uberaba, localizada na Terra Indígena Guató.

Dona Júlia, como era conhecida, era cega, tinha dificuldades na audição e andava devagar, devido a idade avançada. Ela vivia na companhia de um filho, de 67 anos, em uma casa na região do rio São Lourenço, parte mais alta da planície do Pantanal sul-mato-grossense.

Ela era uma das poucas representantes da etnia Guató que falava fluentemente o idioma tradicional – considerado ameaçado de extinção pela UNESCO.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2012/04/indigena-da-etnia-guato-morre-aos-111-anos-em-corumba-ms.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.