Cerca de 30 famílias de trabalhadores da coleta de materiais recicláveis do bairro Boqueirão são réus em Ação Civil Pública (ACP) movida pela prefeitura municipal de Curitiba, em dezembro de 2011. A Ação pede apreensão do material reciclável armazenado pelos catadores, sua principal fonte de renda, assim como o desmanche de parte das casas construídas para atender a demanda de moradia das famílias.
Em caso de resistência a ACP solicita interferência de força policial, além de aplicação de multa diária aos catadores que voltarem a utilizar os locais considerados impróprios. As justificativas apresentadas pelo Município são de que o local se tornou foco de doenças e oferece risco de incêndio e de enchentes.
Para denunciar a iniciativa da prefeitura, na última quinta-feira (2) um grupo de representantes da área participou da reunião do Fórum Lixo e Cidadania no Paraná, coordenado pela procuradora da Justiça do Trabalho Margaret Matos de Carvalho e pelo procurador do Meio-Ambiente, Saint-Clair Honorato dos Santos. “Nós sempre buscamos o apoio do Poder Público para organizar melhor o espaço para o trabalho e para moradia, sem resultados. E agora querem tirar o material que é o pão dos nossos filhos?”, questionou Eledir Rodrigues, uma das possíveis prejudicadas. (mais…)