A COIAB vem por meio desta, manifestar seu apoio ao povo Guarani que vive em situação de conflito constante, na luta pela demarcação de seus territórios.
A detenção da comitiva da FUNAI na Aldeia Estiva, localizada no município de Viamão, no Rio Grande do Sul, no início dessa semana, é um exemplo de que os povos indígenas estão cansados dessa política de poucos resultados. Isso, em todo o Brasil.
A situação do grande povo Guarani é realmente muito preocupante. Famílias vivem na beira das estradas, sujeitas a todo o tipo de infortúnio. Suas lideranças são assassinadas, seus jovens aliciados para o trabalho nas lavouras de cana de açúcar. Sofremos com a tristeza desse povo, ela também é a nossa tristeza.
Repudiamos a morosidade do Governo Federal na demarcação das terras Guarani. No Mato Grosso do Sul, o Estado Brasileiro faz vista grossa para a situação de caos em que vive esse povo. É uma vergonha que nossos parentes vivam em uma condição tão desumana, enquanto os campos de Etanol se proliferam, se multiplicam como as pragas desse novo tempo. O agronegócio vai fazendo suas vítimas, devorando os territórios de nossos parentes. É a política desenvolvimentista do Governo Federal, um país que nunca foi de todos. (mais…)

O aumento de casos de câncer entre a população com menos de 18 anos pode estar relacionado ao uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras. Foi o que afirmou a médica e especialista em câncer, Silvia Regina Brandalise, em entrevista à um programa de televisão (De Frente com Gabi, do SBT). Ela lembrou que os agentes químicos atacam as células do corpo humano, facilitando o desenvolvimento da doença.
Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando