COIAB: Nota de apoio ao povo Guarani

A COIAB vem por meio desta, manifestar seu apoio ao povo Guarani que vive em situação de conflito constante, na luta pela demarcação de seus territórios.

A detenção da comitiva da FUNAI na Aldeia Estiva, localizada no município de Viamão, no Rio Grande do Sul, no início dessa semana, é um exemplo de que os povos indígenas estão cansados dessa política de poucos resultados. Isso, em todo o Brasil.

A situação do grande povo Guarani é realmente muito preocupante. Famílias vivem na beira das estradas, sujeitas a todo o tipo de infortúnio. Suas lideranças são assassinadas, seus jovens aliciados para o trabalho nas lavouras de cana de açúcar. Sofremos com a tristeza desse povo, ela também é a nossa tristeza.

Repudiamos a morosidade do Governo Federal na demarcação das terras Guarani. No Mato Grosso do Sul, o Estado Brasileiro faz vista grossa para a situação de caos em que vive esse povo. É uma vergonha que nossos parentes vivam em uma condição tão desumana, enquanto os campos de Etanol se proliferam, se multiplicam como as pragas desse novo tempo. O agronegócio vai fazendo suas vítimas, devorando os territórios de nossos parentes. É a política desenvolvimentista do Governo Federal, um país que nunca foi de todos.

É louvável a força dos Guarani, com a dança dos seus guerreiros Xondaro, nos rituais de reza, no maracá que é o instrumento sagrado para todos os povos. O grito de Sapé Tiaraju, permanece mais vivo do que nunca, que ecoe sempre, para mostrar aos tiranos de ontem e de hoje que: Essa Terra tem Dono!

Manaus, Amazônia Brasileira, 05 de outubro de 2011.

Saudações Indígenas,

Coordenação COIAB

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=769&tipo=N

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.