Indígenas em marcha apresentam novas demandas ao governo boliviano

Os povos indígenas que marcham há mais de um mês em defesa do Território Indígena Parque Isiboro Sécure (Tipnis) apresentaram novas reivindicações ao governo da Bolívia.

Para os manifestantes, o governo não deve implementar atividades de exploração de hidrocarburetos no parque natural por onde passam 90% das exportações de gás boliviano. Os indígenas também reivindicam que se paralisem novas atividades do setor em áreas protegidas no país. O ministro da Presidência da Bolívia, Carlos Romero, declarou que, dessa maneira, todos os mega-projetos dirigidos pelo Plano Nacional de Desenvolvimento estariam sujeitos a decisão da organização.

Para Romero, as novas demandas dos indígenas “complexificam o cenário de diálogo e negociação”, declarando que elas não são “setoriais, mas políticas”. Ele chegou a fazer um chamado para a “despolitização das reivindicações”.

Desde o dia 15 de agosto, cerca de 600 indígenas bolivianos se mobilizam e marcham em direção à cidade de La Paz. Eles protestam contra a construção de uma estrada que atravessaria o território tradicional.

 

http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8102

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.