Por Comissão Pastoral da Terra de Rondônia
Grupo de grileiros de Seringueiras (Rondônia) pela terceira vez estaria querendo invadir a área indígena Uru Eu Au Au. Segundo fontes dos sindicatos locais e movimentos sociais do estado, a associação presidida por Hermes Cavalheiro estaria com intensa atividade de recolhida de taxas de novos sócios com promessas de terras situadas dentro da Área Indígena Uru Eu Au Au, situadas no final da Linha 15 do citado município de Seringueiras.
Movimento intenso de pessoal de Urupá e inclusive de dois vereadores de Nova União procurando a associação têm sido confirmado na cidade de Seringueiras. O local onde o grupo pretende que seja criado um assentamento fica situado dentro da área indígena Uru Eu Au Au. No local inclusive existem diversos grupos indígenas isolados (não contatados) morando.
O superintendente do INCRA de Rondônia, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro, tem divulgado nota oficial (ver abaixo) confirmando que não existe nenhum projeto de assentamento na área; que o citado Hermes Cavalheiro não foi autorizado pelo INCRA a realizar nenhum cadastro nem cobrança de taxas sob este argumento, e que a Polícia Federal foi avisada “pois é crime ocupar terras públicas federais”.
No local, um numeroso grupo de grileiros já foi despejado alguns anos atrás, com mais de uma centena de motos e quatro carros apreendidos pela polícia federal. O citado Hermes Cavalheiro estaria sofrendo diversos processos na justiça por este motivo.
Segundo as mesmas informações, atualmente o grupo também pretenderia invadir a Reserva Extrativista do Rio Cautário, em Costa Marques, pela Linha do Km 15 da BR 429, numa área que também é reivindicada pelos indígenas Cojubim.
Para mim os fatos estão distorcidos, haja vista, que o Senhor Hermes Cavalheiros cobra TAXA PARA INSCRIÇÃO na ASSOCIAÇÃO e MENSALIDADES dos ASSOCIADOS. Isto é normal e legal. Em dialogo que mantive com o referido Senhor Hermes ele jamais mencionou a intensão de invadir TERRAS INDÍGENAS. A Associação está registrada, possui CNPJ e dentro DA LEI, acho justo que o seu Presidente Senhor Hermes Cavalheiros defenda os objetivos da supracitada Associação.
ASSOCIAÇAO DOS TRABALHADORES RURAIS DO VALE DO RIO GUAPORE NO ESTADO NO ESTADO DE RONDONIA.VEM MUI.RESPEITOSAMENTE,E RESPONSAVELMENTE.FAZER,ALGUMAS COLOCAÇOES,AOS NOSSOS INTERNAUTAS,DE GRANDE COMPETENCIAS,POIS SOMOS LIDERES DE UMA ASSOCIOAÇAO PRIVADA.JOGE SOMOS OS VITORIOSOS,POIS LUTAMOS CONTRA UMA ORGANIZAÇAO CRIMINOSAS,FORA DO COMUM,QUE SAO ESSES MAL FAGEJOS,QUE SOMENTE,ANDAM ESTORQUINDOS,A NOSSA NAÇAO BRASILEIRA,QUE NUNCA SE QUER TIVERAM A COMPETENCIA DE SE ORGANIZAREM,NA GLO.PARA TEREM O RESPEITO TOTAL DAS AUTORIDADES,COMPETENTES.ENTAO FOMOS DEFAMADOS.POR A CIMI,POR O SINDICATO,POR A CPT.POIS VAI SER DENUNCIADOS,TODOS PARA A JUSTIÇA INTERNACIONAIS,E OS DIREITOS HUMANOS,E O GRUPO G-20,POIS NAO ESTAMOS AGUENTANDO,MAIS TANTAS INJURIAS,POR PARTE DESSES,QUE FICAM LESANDO AS NOSSAS FLORES,LEVANDO O OURO E OS DIAMANTES,E A NOSSAS MEDIRAS QUASE TODAS,EM NOMES DOS COITADOS DOS INDIGENAS,QUE VIVEM JOGADOS,E FICAM,NOS CHAMANDO DE GRILEIROS,SAO ESSES QUEM NOS DEFAMAM,POIS O NOSSO CNPJ–07.650.346.-84.COM AMPARO,DE VARIAS LEIS.LEI-3.027 DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA,DECRETO 1775/08/01/96.ARTIGO QUARTO.LEI–11.952/25/06/09.VEJAM ESSA.POR FAVOR,NOSSOS LEITORES ADEMIRADOS,QUEM SAO OS CRIMINOSOS,E QUEM SAO OS INVASORES,(GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA GOVERNADORIA LEI-3.027).NOSSO MUITO OBRIGADO.HERMES CAVALHEIRO.PRES,DA VALE DO RIO GUAPORE.UTILÇIDADE PUBLICA DA VALE DO RIO GUAPORE DEP-LEBRAO.NOSSO MUITO OBRIGADO,MAIS UMA VES.