Em Minas Gerais, o MST realizou o 24° Encontro Estadual, que contou com a presença de 150 delegados vindos de todas as regiões do estado.
Após um processo de formação realizado nos encontros regionais, o encontro estadual teve o intuito de continuar a preparação dos Sem-Terra de Minas Gerais para o VI Congresso do MST.
Foi um bonito encontro, regado de muita mística e animação. Com a participação de Alexandre Conceição, da coordenação Nacional do MST, foi debatido a conjuntura política e agrária do país. Além disso, o movimento se debruçou em pensar os rumos e desafios colocados em sua organicidade.
O MST em MG também comemorou seus 25 anos com um ato político que reuniu vários parceiros e reafirmou o compromisso de lutar.
De acordo com Silvio Netto, da coordenação nacional do MST, “estamos enfrentando tempos difíceis para a Reforma Agrária em Minas Gerais, sabemos que sem um maior enfrentamento não vamos ter conquistas e principalmente só com um ampla participação da nossa base vamos avançar. Sabemos que para tornar nosso programa em um processo de acúmulo de força concreto, temos que envolver o povo e levar nosso programa para as ruas.”
Vânia Maria, da direção nacional do movimento, afirma que “podemos comemorar, estamos completando 25 anos de muita luta e resistência em Minas, sabemos que construir a Reforma Agrária sempre foi um desafio, por todas as características do Estado, pela grande presença do conservadorismos político, mas seguimos rompendo cercas, construindo unidade entre o campo e a cidade”.
—
Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.