Livro destaca a resistência mapuche contra abusos do governo chileno

2014_07_livro-portada-completa-jpg-nace-una-vozAdital – Livro “Nasce uma voz”, escrito pela jornalista Paula Correa Agurto, fala sobre a greve de fome realizada por presos políticos mapuches este ano e traz o relato de Natividad Llanquileo, jovem líder e porta-voz dos presos indígenas, que conseguiu chamar a atenção e despertar o interesse nacional e internacional sobre a situação dos mapuches chilenos.

O livro é resultado das investigações, entrevistas exclusivas e registros jornalísticos que atestam a luta dos índios da região contra o governo chileno. Os indígenas que fizeram greve de fome foram presos por protestarem contra a morte do índio Matías Catrileo, que foi alvejado por tiros durante um protesto que exigia a devolução das terras pertencentes ao povo mapuche, em 2008.

O livro mostra que a greve de fome é um processo cansativo e angustiante para os grevistas e para suas famílias, porém , segundo a autora, elas são armas de luta, não violentas, poderosas, que podem potencializar os protestos e produzirem resultados favoráveis sobre os direitos ancestrais dos índios.

“Nasce uma voz” exalta a trajetória do povo indígena que não se curva ao governo chileno e que se mobiliza, até às ultimas consequências, para fazer valer seus diretos.

Os índios mapuches ganham voz nessa obra, o que permite uma reflexão mais profunda sobre o desrespeito que a minoria indígena sofre por defender seu território, ecossistema e seus costumes.

Ficha técnica

Titulo: Nasce uma voz

Autora: Paula Correa Agurto

Páginas: 235

País: Chile

Editora: Radio Universidad de Chile

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.