Atenção, Ministério Público Federal em MS: “Filme sobre conflitos indígenas que sugere banho de sangue como solução é lançado em exibição fechada”

Luto-300x225Por Pedro Heiderich, em Midiamax News

O cineasta Reynaldo Barros lançou em exibição fechada para os atores nesta sexta-feira (9) o média metragem “Matem…os outros”, que fala sobre os conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul. Rodado na região de Sidrolândia, o média foi considerado pelo próprio Reynaldo como “politicamente incorreto”, chegando a sugerir banho de sangue como solução.

“Mais do que mostrar os conflitos, é um filme sobre conceito e preconceito. Mostramos com ironia e cutucadas esta situação ridícula que se arrasta há décadas no estado e ninguém faz nada”, explica o cineasta.

O filme conta a história de casal paulista que entra pelo sul do Estado e dá carona para fazendeiros que tiveram suas terras ocupadas por indígenas. Atuam no média Victor Wagner e os campo-grandenses Victor Samúdio, Luciana Krelitzer, Espedito MonteBranco, Marcos Moura e Marcos de Vale.

Apenas um personagem é indígena. Reynaldo conta que houve resistência entre os indígenas para atuar no média, já que o personagem é alcoólatra.

Banho de sangue seria solução

Extremista, Reynaldo adianta que uma fala de um personagem no média demonstra sua opinião. “Enquanto não houver um banho de sangue vai continuar assim”. O cineasta nega ser contra os índios, mas defende veementemente os fazendeiros e se diz contra os bloqueios de estrada que os indígenas costumam fazer, cobrando ainda solução do governo.

“Tratam o índio como incapaz e ele se acha no direito de fazer o que bem entende. É o retrato do país, os índios sabem que o homem branco não faz nada. Enquanto ninguém se comprometer a resolver isto de forma diferente, o problema será eterno”, opina.

“Matem…os outros” será exibido no festival de cinema que será realizado nos próximos meses no Cinépólis, além da exibições menores da Fundação de Cultura.

Enviado por Vanessa Caldeira para a lista do Cedefes.

Comments (2)

  1. Nojento!!!! Não poderia ter pior ponto de vista!! Essa turma vai usar para incitar violência, ensinar violência. Degradar e mostrar como eles veem e querem que vejam a imagem dos povos. Fomentar preconceitos e fobias. Essa gente foi retirada de suas terras como gado. Os que estao nesse estado de alcoolismo, catando lixo foram os próprio autores co autores do filme que os levaram a tal sentimento de humilhaçao. Quando esse lado preconceituso perder tudo e principalmente a dignidade talvez o GENOCIDIO pare. Basta!!!!! A Banda Olho de Gato, de Mato Grosso do Sul fez um vídeo sem nenhum patrocínio ou apoio. Chama—se Extermindio e esta disponível na “intega”no youtube

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.