1º Encontro Nacional das Mulheres Quilombolas de 20 a 24/03, em Brasília

cartaz conaqPor CONAQ

Com 19 anos de existência, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas – CONAQ, na luta pela demarcação dos Territórios Quilombolas, soberania do povo quilombola, enfrentamento ao racismo institucional, ambiental, social, cultural na aplicação das Leis e cumprimento das mesmas.

Neste sentido, nós mulheres quilombolas do Brasil, vamos nos reunir com o objetivo de consolidar a luta pela terra, avaliar as políticas públicas e as condições que as mesma ‘atendem’ as mulheres quilombolas, no enfrentamento ao machismo, em quebrar o silêncio denunciando a violência doméstica nas suas mais variadas formas, gestos e manifestações, enfrentar a desigualdade geracional, social.

A luta quilombola é liderada por homens e mulheres, e em muitos cantos deste país a luta é construída, liderada por mulheres que acumulam ao longo ou no início da vida as funções de mãe ou não, responsável pelo lar, cuida da roça, dos animais, quebra coco, faz carvão, na labuta diária dos afazeres, cuida dos filhos (as), dos mais velhos da família, trabalha no comércio, na saúde, na educação, estuda, acumula funções na tarefa diária que é ser mulher.

Em nome de tantas mulheres quilombolas que tombaram na estrada da luta, que tiveram seu sangue derramado pelo conflito agrário e pela violência doméstica, em nome de cada menina que nasce, em nome de cada mulher que assume seu papel de transformadora nessa sociedade racista, machista, patriarcal, é que construímos esse momento para trocarmos experiências, histórias, recarregar as energias e continuar a transformar a história.

Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas – CONAQ

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Inscrições, endereço completo de onde vai acontecer o evento, vamos socializando por aqui na página da CONAQ.

OUVINTES em geral arcaram com suas próprias despesas de passagem, alimentação e hospedagem, com inscrição prévia solicitada a organização do evento.

Qualquer dúvida, por gentileza, mande mensagem (in box) nesta página mesmo que vamos respondendo.

Comments (11)

  1. Olá! Gostaria de saber informções sobre esse evento ( O 1º Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas)..faltam dois dias para o início divulgado em janeiro e ainda não há informação sobre inscrições ou o local..O evento irá mesmo ser realizado??

  2. Gostaria de saber se para instituiçoes e quem mora em municipio com comunidade Quilombola e fomenta a cultura africana, tem que pagar todas as despesas??

  3. Olá, gostaria de saber a possibilidade de participação, sou estudante de doutorado em geografia pela Universidade Federal de Sergipe e tenho estudado a organização das mulheres camponesas, indígenas e quilombolas, na zona da mata nordestina. Ficarei muito feliz de poder acompanhar este evento.
    Obrigada

  4. Olá, somos de Ressaquinha,uma cidade de 5 mil habitantes no interior de Minas Gerais. Temos uma comunidade de Remanescente de Quilombo (Santo Antônio do Morro Grande) e gostaríamos de mais informações sobre a participação no encontro.

  5. Olá gostaria de ter mais informações sobre como,onde e quando ouvintes podem fazer as inscrições.
    Grata,
    Luciana.

  6. Gostaria de receber maiores informações sobre como participar desse evento e levar mais pessoas para maior conhecimento do evento.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.