Desmatamento na Amazônia é liderado por Pará e Amazonas em agosto

SAD-Agosto_2013_sem carbono

Dos 185 quilômetros quadrados desmatados, 41% são do Pará e 28% do Amazonas, aponta Imazon

Portal Amazônia

MANAUS – O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) detectou 185 quilômetros quadrados (km²) de desmatamento na Amazônia Legal, em agosto. Em relação ao mesmo período do ano passado, este volume representa redução de 20% no desmatamento da região. Pará e Amazonas são os estados que lideraram o índice de desmatamento no mês.

A maior parte da atividade desmatadora ocorreu em área privadas (58%). O restante, foi registrado em assentamentos de reforma agrária (20%), unidades de conservação (21%) e terras indígenas (1%). Os assentamentos mais afetados pelo desmatamento estão localizados nos municípios amazonenses de Boca do Acre, Apuí e Novo Aripuanã.

As áreas degradadas, ou seja, aquelas intensamente exploradas pela atividade madeireira, somaram 92 km² em agosto. Deste total, 52% ocorreu no Mato Grosso, 47% no Pará e 1% no Amazonas. Em relação ao mesmo período de 2012, houve um aumento de 124% no Mato Grosso.

No geral, os municípios em situação de desmatamento mais crítico, em toda a Amazônia Legal, são os paraenses Altamira e Novo Progresso. Rondônia é o Estado com o maior número de municípios em situação crítica.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.