Representantes indígenas de Roraima participam da X Assembleia da COIAB na aldeia Umutina em Mato Grosso

coiabAssessoria de Comunicação – CIR

Diante do cenário político preocupante em que passa o movimento indígena em todo país, as estratégias são fortalecidas por meios de intensas discussões e articulações entre os povos indígenas, indigenistas, movimentos sociais e os parceiros, que de forma resistente buscam defender os direitos garantidos na Constituição Federal de 1988 e regulamentados na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Um direito historicamente ameaçado, desrespeitado e tratado pelo Estado Brasileiro com manobras e estratégias políticas, visando atender interesses econômicos de parlamentares latifundiários e grandes empresários do país.

Com esse cenário crítico, mas resistente, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) vai reunir lideranças das 45 organizações indígenas que compõem o Conselho Deliberativo e Fiscal da COIAB (CONDEF), em sua X Assembleia Geral e I Encontro dos Povos Indígenas do Mato Grosso, no período de 26 a 29 de agosto, na aldeia Umutina, município de Barra do Bugre, em Mato Grosso (MT).

Para contribuir com as discussões, sobretudo com as deliberações necessárias para o fortalecimento e união das organizações indígenas da Amazônia Brasileira foi confirmada a participação de cinco lideranças indígenas de Roraima. Participam do evento, os representantes do Conselho Indígena de Roraima (CIR), o Coordenador Geral Mário Nicácio Wapichana, a Secretária do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima Telma Marques Taurepang, a Assessora Jurídica Joênia Wapichana, a Assessora de Comunicação Mayra Celina Wapichana e a pajé Mariana Mota Macuxi, da região do Surumu, Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Durante os quatro dias, os assuntos serão em torno da estrutura organizacional e gestão da COIAB de 2009 a 2013, dos desafios e perspectivas do Movimento Indígena no Brasil, análise e conjuntura da política de Estados e Direitos, além de assuntos pontuais como Direitos Territoriais, Saúde, Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade, Educação e outros temas. Durante a Assembleia haverá eleição para nova Coordenação da COIAB.

O evento paralelo, o I Encontro dos Povos Indígenas de Mato Grosso também será nos dois primeiros dias, 26 e 27, com a realização de palestras abordando conceitos sobre Instituição, Associativismo, Cooperativismo e suas atribuições junto aos povos indígenas de Mato Grosso, assim como temas sobre casos de sucessos e insucessos de instituições indigenistas na captação de recursos, esse último abrindo discussões quanto à sobrevivência de instituições.

Haverá a participação de representantes das instituições governamentais e não governamentais: Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), Instituto Socioambiental (ISA), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Instituto Internacional de Educação Brasileiro (IEB) e demais. A perspectiva é reunir povos indígenas e representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Será mais um momento em que os povos indígenas do Brasil vão se reunir para discutir estratégias e unir forças para continuar e fortalecer a luta em defesa dos Direitos dos Povos Indígenas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.