BA – Caminhada em defesa da Ilhota Coroa Branca

Foto: Arnaldo Ramos
Foto: Arnaldo Ramos

Por Arnaldo Ramos

Lideranças comunitárias, pescadores, marisqueiras, quilombolas, estudantes, professores, crianças e adultos percorrem as ruas do distrito de Acupe – Recôncavo-Santo Amaro, em defesa do território pesqueiro da Coroa Branca, local onde pescadores e marisqueiras exercem suas atividades extrativistas de sobrevivência.

Essas pessoas, mulheres e homens pais de famílias, estão sendo ameaçadas pela construção de uma obra, que afetará a sobrevivência daquela comunidade e a economia local por meio dos impactos.

As lideranças e militantes do Movimento dos Pescadores e Pescadora Artesanais – Comunidade Remanescente do Quilombo de Acupe presentes afirmam que já fizeram várias denúncias no MPE. Os manifestantes afirmam que a ilhota está sendo destruída, além de impedir o acesso ao local que historicamente eles utilizam, e estão se sentindo ameaçados. Afirmam também que a comunidade não foi consultada em relação ao empreendimento.

Solicitam que os órgãos competentes executem o embargo da obra ilegal, que a Fundação Palmares proteja o patrimônio cultural, imaterial e material daquela comunidade por existir uma relação antropológica com o território, além de solicitar ao Ministério Público Estadual e Federal cumprir a lei, e ao INCRA, com base no decreto 4887/2003, além da Constituição Federal, no seu artigo 68 -Atos das Disposições Constitucionais Transitórias- realize o Relatório Técnico de Identificação e Demarcação do Território Quilombola.

Cidadania, direitos humanos e dignidade é o que a comunidade quer. A luta por direito.

No distrito de Acupe pescadores vão ao mar para pescar para sobreviver.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ney D’dãn.

Comments (2)

  1. Ao Acbantu Ndeembwa considerando que tem objetivo principal de aglutinar pessoas e grupos a fim de dar visibilidade à história da Civilização Negra Brasileira, resgatando as tradições, promovendo e incentivando ações culturais, visando a defesa e fomento da cidadania, buscando garantir que os Povos e Comunidades Tradicionais Afrodescendentes gozem, de fato, dos direitos civis e políticos inerentes a nação brasileira, nas áreas de terra, educação, saúde, cultura, respeito religioso, trabalho, segurança alimentar e nutricional, entre outros.estamos falando desta localidade é Acupe um território onde negros fizeram raízes como a Tumba Jussara e que precisa da atenção de todos …

    O Tumba Junsara foi fundado em 1919 em Acupe, na Rua Campo Grande, Santo Amaro da Purificação,Bahia, por dois irmãos de esteira cujos nomes eram: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terreiro_Tumba_Jun%C3%A7ara

  2. Um aviso Dãnquilombola a Ilhota Coroa Branca é de Acupe é de Santo Amaro, Bahia a terra é a terra onde bate o Bembedomercadotrezedemaio? gente é terra de Quilombo e negros valentes ….,A União mais uma vez, estão prestando um desserviço as comunidades em beneficio dos interesses do capital particular,contra a população atingidas por esse Racismo Ambiental?e os mesmos fazem mais uma vez, retrocessos nas terras baianas.

    Peço apoio a todos os defensores e movimentos em defesa dos pescadores, marisqueiras, quilombolas e comunidades tradicionais de todo Brasil para apoiarmos e agirmos a favor diante dessa luta que é justa e mais do que legitima,peço em especial aos defensores dos direitos humanos e os ativistas de que defendam as causas dos pescadores, marisqueiras e comunidade tradicionais, quilombolas nos Colegiados dos quais destinam as politicas de direitos dessas comunidades….Conheça um pouco mais sobre essa comunidade e a Coroa Branca e Ilhotas Ameaçadas http://www.youtube.com/watch?v=MfZnPTWZaBs Federação Quilombola São Paulo Rebeca Campos Ferreira Nei Lourenco Onir Araujo Reginaldo Bispo Conaq Quilombos Do Brasil II

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.