Audiência discutirá violação de direitos na UHE Baixo Iguaçu, no Paraná

No MAB

Nesta sexta-feira (16), será realizada Audiência Pública em Capanema, no estado do Paraná, para tratar sobre a situação das famílias atingidas pela Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, obra que poderá atingir populações dos municípios de Capanema, Capitão Leônidas Marques, Planalto, Realeza e Nova Prata do Iguaçu.

O evento está marcado para iniciar às 13:30 horas, no Centro Social/Comunitário da Linha Marechal Lott (zona rural) e é organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESSOAR), CRESOL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (CDHC/ALEP).

O objetivo da Audiência Publica é debater a situação das famílias atingidas pelo empreendimento, envolvendo todos os setores do Estado.

As violações dos direitos dos atingidos não são particulares de uma determinada usina, como atestou o relatório especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), que apontou 16 direitos humanos sistematicamente violados nas construções de barragens.

Movimentos e organizações sociais seguirão na luta contra a violação dos direitos humanos dos atingidos por barragens e repudiam as políticas da IBERDROLA\ NEOENERGIA (Geração Céu Azul S.A.), responsáveis pela obra, e do Estado brasileiro.

Para o MAB, as violações de direitos na construção de hidrelétricas ocorrem, principalmente, devido à ausência de uma política nacional de reconhecimento e garantia dos direitos das populações atingidas. Além disso, muitos casos estão associados à falta de atuação do poder público para efetivar direitos, precariedade e insuficiência dos estudos ambientais e definição restritiva e limitada do conceito de atingido adotado pelas empresas.

A Audiência Publica será aberta para todas as pessoas interessadas, participe.

Mais informações pelos contatos:

Fone: 046 35249533 / 046 99022291 /046 99281077

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.