Thaís Mota – Hoje em Dia
Alguns advogados mineiros estão estudando a possibilidade de entrar com uma representação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governador de Minas, Antonio Anastasia. Segundo o advogado Marco Aurélio Corrêa, a ação contra o Estado deverá ser por omissão.
De acordo com o defensor, o governo foi omisso no caso dos policiais que negligenciaram socorro a um jovem que caiu de um viaduto na última segunda-feira (17). Além disso, a Polícia Militar (PM) não impediu as depredações na Praçã 7 de Setembro, no Centro de Belo Horizonte, nessa terça-feira (18). “A ação será contra o Anastasia porque ele é o chefe da Polícia Civil e da PM”, afirmou.
Ainda conforme o advogado, na manifestação da última segunda-feira a polícia utilizou um “planejamento militar estratégico”. “Eles fizeram um cerco e atacaram covardemente onde não tinha rota de fuga para os manifestantes”, denunciou.
A iniciativa é de um grupo de advogados criminalistas que inscritos no cadastro desenvolvido por Marco Aurélio na internet. O objetivo é formar um banco de de defensores interessados em impetrar pedidos de habeas corpus em favor de manifestantes detidos durante os protestos na capital mineira.
–
Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.