Mais um: Quilombo do Cambury, em Ubatuba, tem prazo de 5 dias para ser expulso de parte de seu território. Viva a (in)justiça!

Quilombo do Cambury. Foto de Clínica do Texto
Quilombo do Cambury. Foto de Clínica do Texto

Assine a Petição em defesa do Quilombo Cambury clicando AQUI.

O Quilombo Cambury está sofrendo uma reintegração de posse do espaço comunitário Escolinha Jambeiro, Ponto de Cultura e Sede da Associação Remanescentes de Quilombo do Cambury, e diversas casas de quilombolas localizada na Barra do Cambury.

A ação foi movida por Charlotte Lina Alexandra Bento de Carvalho, esposa do falecido João Bento de Carvalho, contra o Sr. Genesio dos Santos, processo que está na 1ª Vara da Comarca de Ubatuba 69/1976, número do processo 00031519768260642. O último julgamento da estância federal de Taubaté deu a veredito o Excelentíssimo Juiz de Direito Eduardo Passos Bhering Cardoso contra a própria Comunidade de Quilombos do Cambury, com prazos para desocupação. As autoridades já foram notificadas, mas estamos pedindo para os amigos uma luz para reverter a situação.

Todos sabem que o nosso processo de titulação esta na Câmera Conciliadora de Brasilia, por um processo que o ICMBIO move pedindo parte da área quilombola. Enquanto esse processo não é julgado estamos à mercê de invasores e posseiros que tiram a paz e tentam desarticular a comunidade, movendo ações para desapropriar os quilombolas.

O INCRA nos notificou que não pode interferir na atual situação, pois o processo vem de 1976, antes da Constituição que se refere ao artigo 68 direito a propriedade de terra aos quilombos. Se já tivessem julgado o processo na Câmera Conciliadora não estaríamos angustiado em deslocar as famílias que serão despejadas e tirarem o único espaço comunitário (coração e força do quilombo), a Escolinha Jambeiro.

Peço em nome da Comunidade de Quilombos por favor a ajuda para a atual situação. Salvem a Cultura e os Quilombolas do Cambury. Não temos tempo, pois a policia pode chegar a qualquer momento para a desocupação e cumprir o mandato em 5 dias. Desde já agradeço sua atenção e aguardo uma luz de amparo.

Associação Remanescentes de Quilombo do Cambury (tel. 12 97431492)

Compartilhado por Rebeca Campos Ferreira.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.