Carta de Solidariedade aos Povos Indígenas-MS

A Conferência dos Religiosos do Brasil, Regional MS, vem manifestar sua inquietação diante das injustiças sofridas pelos Povos Indígenas de nosso Estado. Sentimos-nos indignados diante da inércia do Governo Estadual e Federal.  É incompreensível o fato de que uma instância governamental tenha produzido um laudo antropológico favorável aos Índios Terenas reconhecendo o direito à posse da terra (que legitimou a ocupação) e, ao mesmo tempo, outra instância governamental, negando o laudo, tenha mandado um “verdadeiro batalhão” de militares para área em litígio para fazer a “tal” reintegração.

A truculência do Estado policialesco é assustadora; isso além de esquecer sua vocação maior, que é dar garantia de vida ao cidadão; nos obriga a conviver com um policiamento com alto índice de agressividade e total despreparo para atuar em situações mais delicadas.

Nós Religiosos e Religiosas presentes em todo Estado do MS, viemos a público manifestar a nossa indignação diante de tais fatos e ao mesmo tempo nossa solidariedade com a causa de todos os pobres. Muitas das nossas comunidades Religiosas atuam junto a várias etnias Indígenas presentes no Estado. Por isso, a morte de mais uma liderança Indígena provoca em nós o grito pela vida baseada nas palavras de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo10, 10).

O povo indígena toma consciência de si mesmo e opta pela vida; isso se evidencia pela existência de um grande número de crianças, adolescentes e jovens em suas famílias; daí ser a terra um elemento vital pra sua sobrevivência étnica.

A coragem e fé do Povo Indígena convocam a todos os homens e mulheres de boa vontade a unir-se em prol da construção de uma sociedade justa e fraterna, que seja digna para todos os seus cidadãos. Todos nós somos convocados a fazer nossa esta luta de unidade, para que a justiça prevaleça e a vida possa seguir seu rumo segundo os desígnios de Deus.

Presidência da CRB REGIONAL de Campo Grande 04 de junho 2013 – MS.

Ir. Vanda T. Bisato

Pe. Agenor Martins da Silva CSSR.

Enviada por Ruben Siqueira para Combate Racismo Ambiental.

Comments (1)

  1. Deixem de ser ingênuos. Não há inércia do governo do Estado do MS.Não leram os jornais de hoje? “O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que decidiu enviar as tropas para atender a um pedido do governador do Estado, André Puccinelli (PMDB). Segundo o ministro, 110 homens serão encaminhados para a região a partir de hoje. As tropas ficarão subordinadas ao comando do governo de Mato Grosso do Sul. “A Força Nacional ficará lá pelo tempo que for necessário”, afirmou Cardozo, que ainda pediu à Polícia Federal que discuta com o secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, a possibilidade de elevar o contingente de policiais no local.” http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,governo-decide-enviar-forca-nacional-a-regiao-de-conflito-com-indios-em-ms-,1038879,0.htm É preciso ter coragem para enfrentar esse estado de coisas. Ter fé não basta. Tem que colocar os pés na lama e partir para o enfrentamento, seja através do diálogo seja convocando os fiéis a se posicionarem, indo às ruas. É preciso mostrar de que lado estão. Cada segmento da sociedade precisa se manifestar. O governo já se manifestou. Cadê a população, de que lado ela está?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.