Dom Dimas defende CIMI e diz que igreja tomou partido por demarcação

51ae5c46709c0039c0d3c76e13c0e0e80076af674029dConeSul News – “Estou à disposição para ajudar no que for preciso”. A frase é do arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, se referindo ao auxilio que a ministra Gleisi Hoffmann pediu à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) na pacificação, tanto com os índios, como com os fazendeiros em Mato Grosso do Sul.

Apesar de ainda não ter recebido nenhuma orientação formal, Dom Dimas considera a mediação de conflito uma tarefa disponível para qualquer pessoa que tenha boa vontade. “O CIMI (Conselho Indigenista Missionário), que trabalha em comunhão com a CNBB há mais de 40 anos, vem assessorando e dando apoio às causas dos povos indígenas em todas as regiões do Brasil”, lembra.

Dom Dimas comenta que não são raras as acusações contra o CIMI de atividades ilícitas, porém o arcebispo defende a organização, reforçando que direitos dos índios são violados e por isso a igreja toma partido e defende com força a demarcação de terra.

“Os índios se tornaram muito discriminados e não compreendidos como diferentes. As pessoas querem que os índios sejam como os brancos, mas eles querem viver do jeito deles, a cultura deles, e eles têm esse direito”, afirma, acrescentando que os povos indígenas têm o direito de ser ouvidos.

Para o arcebispo, o que traz a dificuldade em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em outras regiões são os erros do passado. “Quem vendeu essas terras para os agricultores foi o Estado, antigo Mato Grosso, com o consentimento da União. Então a União tem que reconhecer o próprio erro e indenizar aquele que comprou a terra de boa fé”, diz.

Quanto ao conflito envolvendo índios terenas e a Polícia que acabou na morte de Oziel Gabriel, de 35 anos, na última quinta-feira (30), Dom Dimas, afirma que os terenas estão cansados de esperar. “Eles esperaram 10, 15 e 20 anos. É justo esperar mais uma década pela demarcação?” questiona, dizendo que falta vontade política.

“Infelizmente, um índio teve que morrer em confronto com a Polícia para que as autoridades se mobilizassem. Na verdade a luta dos Kaiowá Guarani, kadiwéus e dos terenas não vêm de agora”. Dom Dimas finaliza dizendo que quanto à demarcação de terras, Mato Grosso do Sul se tornou palco de situações mais gritantes.

Alternativa

O Governo Federal disse que vai rever o modelo de demarcação de terras para buscar mais segurança jurídica e transparência. A intenção é envolver no processo coordenado pela Funai (Fundação Nacional do Índio) outros órgãos como o Ministério das Cidades, o Ministério de Desenvolvimento Agrário, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

Enviada por Ruben Siqueira para Combate Racismo Ambiental.

Comments (1)

  1. Não discordo que o povo indigena foi descriminado,concordo que eles devem sim ter suas terras.Mas e os intereces internacionais que tem por tras de tudo isso ninguem esplica,por que?
    Acho que a igreja deve se manter neutra neste assunto.Sou católica,pago meu Dizimo,e estou indignada com oque aconteceu na Gleba Suia Missu,e agora com que esta acontecendo em Rio Brilhante e em todo o Brasil.
    Aprendi quando criança que devemos amar ao nosso proximo como a nós mesmos,mas hj meus filhos me perguntam o porque de tanta violencia e poque a igreja catolica esta no meio de um conflito desses.Onde fica o proprietario da terra que vai ser desapropriado?Sera que vai ter que entrar no MST?
    Sempre respeitei os indios e gosto muito da tradição indigena,mas meus filhos tem receio de encontrar um indio na rua.Os intereces maiores ,estão conseguindo fazer com que a paz entre homem branco e indios se acabe e isso é lamentavel.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.