Enugbarijô Produções, com imagens de Ras Adauto e Vik Birkbeck, entrevistas de Eustáquio José e re-edição de Filó Filho, registraram I Encontro de Associados do IPCN, em 12 de setembro de 1987, no Rio de Janeiro.
O Instituto de Pesquisa e Cultura Negra (IPCN), fundado em 08 de junho de 1975, com sede própria na Av. Mem de Sá nº 208, tem como objetivo principal estudar, pesquisar, denunciar e combater o racismo e todo e qualquer tipo de discriminação racial, representado em suas mais variadas formas, contra quem quer que seja e em todos os locais onde aconteça esse crime de lesa humanidade e lutar pela igualdade de direitos entre as pessoas, independentemente de sua cor, etnia, classe, raça, sexo, religião, ou crença política. Tornou-se uma organização de relevância no quadro do movimento social negro e cuja manutenção devia-se à contribuição de centenas de sócios.
Em 2012, um grupo de fundadores do IPCN, diante das novas demandas que um Novo Século impõe a todo brasileiro, resolveu dar um basta ao processo de desestruturação de nossa Instituição nas últimas décadas. Assim, reunidos harmoniosamente com a atual Diretoria e com amigos de nossa querida Instituição, estamos dando os passos iniciais na luta pelo soerguimento do IPCN.