Relatório Figueiredo: documento na íntegra (7 mil páginas PDF) pode agora ser baixado

Trechos dodocumento: denúncias de violência contra os índios
Trechos do documento: denúncias de violência contra os índios

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Havíamos disponibilizado, já, a versão resumida do Relatório Figueiredo, em 68 páginas. Agora, recebemos de Manuel Caleiro (a quem muito agradecemos) acesso à versão completa do documento: cerca de 7.000 páginas em PDF. Socializadas pelo grupo de pesquisa Meio Ambiente: Sociedades Tradicionais e Sociedade Hegemônica, por ele integrado, elas estão hospedadas no saite Direito Socioambiental, da PUC do Paraná.

Encaminhando a informação, Manuel Caleiro escreveu: “Como se trata de um documento de interesse nacional e o mesmo estava restrito a um pequeno número de pessoas, sugerimos que noticie esta disponibilização”. Concordamos plenamente: para baixar o Relatório na íntegra, basta clicar AQUI.

Aproveitando, entretanto, sugerimos também uma visita a Direito Socioambiental. A página se apresenta como “instrumento de comunicação e divulgação dos trabalhos e pesquisas do grupo de pesquisa Meio Ambiente: Sociedades Tradicionais e Sociedade Hegemônica, do Programa de Pós-graduação em Direito Econômico e Socioambiental, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na Linha de Pesquisa Sociedades e Direito.

“É também o instrumento de divulgação e organização do Congresso de Direito Socioambiental, que terá sua IV edição nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2013, a ser realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná”.

Nos dias 13 e 14 de maio, promoveu o Seminário Terras Quilombolas e a Constitucionalidade do Decreto 4887/2003, e a ilustração abaixo, bastante expressiva e bela, é uma de suas marcas.

Que tenhamos muitas outras informações e trabalhos em conjunto com o GP Meio Ambiente: Sociedades Tradicionais e Sociedade Hegemônica e sempre boas notícias da Direito Socioambiental. E, mais uma vez, obrigada, Manuel Caleiro.

mãos de todas as cores

Comments (15)

  1. Muito obrigado pela disponibilização de tão relevante documento. Mas falta o vol. II. Vocês não teriam como disponibilizá-lo?

  2. Gostaria de poder encontrar o relatório Figueiredo resumido em 68 páginas para imprimir e usar em minha atividade sobre o dia 19 de abril numa praça de minha cidade e depois nas escolas de 1º,2ºgrau e Universidades, como já faço com minha Exposição e palestras sobre a Ditadura Miliitar.Sou anistiado politico professor de história e historiador.Por favo peço uma resposta de como fazer para encontrar esse relatoria resumido.Claroi que gostaria de ter a integra, mas isso fica pra depois.Antecipadamente agradeçoEuclides

  3. O link do Scribd postado só tem o arquivo de resumo do relatorio com 68 páginas. O que foi compartilhado aqui é a íntegra, mas é necessário o link do Google Drive para abrir, e só é possivel se vc fizer download do arquivo, não sei porque. Vou fazer contato com o dono do compartilhamento, o Manoel Caleiro pra saber sobre o volume II, que está faltando. Eu consigo ler os arquivos conforme vou baixando pelo Goolge Drive. Espero ter ajudado. Abraço.

  4. Acabo de descobrir o novo endereço e refazer o redirecionamento, Jéssica. Veja lá…

  5. Você tem que fazer download para o seu micro. Ele não abre na internet. Acabei de testar, e o download está funcionando.

  6. Ercivaldo,
    não temos acesso ao Relatório, a não ser como você. Ele está hospedado na PUC do Paraná.
    Nos limitamos a socializar a informação.

  7. não posso abrir o arquivo comprimido, existe outra forma de acessar ao documento? muito obrigado

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.