Sindicatos da advocacia pública pedem saída de Adams da AGU

Adams (AGU 303) era cotado para assumir a Casa Civil. Foto: André Dusek/Estadão

Maíra Magro/Valor

Associações da advocacia pública entregaram ontem uma carta à Presidência da República pedindo o afastamento do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

A carta é assinada pela União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe) e o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz). Desde abril, as entidades promovem o movimento “Fora Adams”.

O movimento ganhou novo fôlego recentemente com as revelações da operação Porto Seguro da Polícia Federal envolvendo o advogado-geral adjunto José Weber Holanda, próximo a Adams.

A principal reivindicação das entidades é a reformulação do projeto de lei orgânica da Advocacia Geral da União (AGU), o projeto 205/2012, que permite o ingresso de não concursados na instituição. Para as associações, isso enfraqueceria a atuação isenta dos advogados públicos federais. O projeto foi encaminhado pela atual cúpula da AGU.

A Unafe e o Sinprofaz reclamam ainda que uma audiência pública marcada para ontem na Câmara dos Deputados foi cancelada a pedido de Adams, com a alegação de não poder comparecer na data. “O cancelamento da audiência pública deixa clara a insegurança do governo com relação à proposta em tramitação”, dizem as associações em nota divulgada nesta quinta-feira.

A Unafe representa quase dois mil integrantes das quatro carreiras que compõem a AGU (procuradores federais, da Fazenda Nacional, do Banco Central e advogados da União).

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2012/12/13/sindicatos-da-advocacia-publica-pedem-saida-de-adams-da-agu.jhtm

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.