Atenção! Urgente: O Jornalista Anderson Leandro da Silva, de Curitiba, Paraná,está desaparecido

Por Paulo Baía

O jornalista Anderson Leandro da Silva, de Curitiba, está desaparecido há mais de 72 horas. Anderson Leandro da Silva é um ativo militante que defende todos os grupos vulneráveis da sociedade, os pobres, os miseráveis e um desenvolvimento sustentável que valoriza a vida do planeta e, particularmente, a vida de todos os seres humanos.

Anderson Leandro da Silva vinha sendo ameaçado por seu trabalho jornalístico e humanista. Anderson é um defensor da plena liberdade de expressão, manifestação, imprensa e opinião. Anderson é um democrata.

Repasso a todos os amigos e amigas do facebook a mensagem que recebi de Dom Dimas Lara Barbosa, atual Arcebispo de Campo Grande/MS.

Peço a todos os amigos do Paraná, assim como às autoridades do Estado do Paraná, empenho para localizar Anderson Leandro da Silva, assim como proteger sua integridade física e, sobretudo, defender sua vida.

(mais…)

Ler Mais

Ministério Público Federal pede fornecimento de água e abrigo a ocupantes de Belo Monte

Renata Giraldi, Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal que determine o fornecimento de água e abrigo para os indígenas, pescadores e agricultores atingidos pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que ocupam o canteiro da obras há quase uma semana. A apelação é conduzida pelos procuradores da República Thais Santi, Meliza Barbosa e Daniel Azeredo Avelino.

O juiz federal Marcelo Honorato condiciou a audiência de conciliação ao fim da ocupação. Porém, os procuradores argumentaram que, independentemente da questão, há idosos, mulheres e crianças entre os que estão no canteiro de obras submetidos ao calor, privados de água potável e sobrevivendo à base de peixe e farinha.

O MPF pede a reintegração de posse do canteiro, no Sítio Pimental, no qual há obras para o barramento definitivo do rio. Os moradores da região, dos quais alguns ocupam o canteiro, reivindicam compensações pelos impactos da obra.

Segundo o Ministério Público Federal, os impactos são concretos, como as ameaças à qualidade de vida dos indígenas e ribeirinhos. Porém, o MPF diz que não foram tomadas providências para evitar o agravamento da situação. (mais…)

Ler Mais

Moradores apoiam ocupação de conjunto de favelas, mas pedem melhorias sociais

Vladimir Platonow, Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A ocupação, por cerca de 1.300 homens das forças de segurança, dos conjuntos de favelas do Jacarezinho, de Manguinhos, Mandela e Varginha foi bem recebida pelos moradores, que pedem melhorias sociais para as comunidades, principalmente habitação e saneamento. Embora o receio de falar com a imprensa ainda perdure, aos poucos as pessoas vão dizendo o que pensam da presença dos policiais, com o objetivo de instalar a 29ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

“Eu levanto as mãos aos céus. Criei os meus três filhos aqui em Manguinhos. Isso era muito ruim. Agora acho que vai melhorar”, disse a moradora, que trabalha como acompanhante de idosos e se identificou apenas como Maria, enquanto passava em frente aos blindados dos fuzileiros navais usados na operação.

Para a auxiliar de serviços comunitários Rosângela França, que trabalha na limpeza urbana em Manguinhos, não basta só a presença da polícia. “Não é só isso. É preciso urbanizar para as crianças poderem brincar. Aqui tem três campos de futebol, mas quando chove alaga tudo”, disse ela. A cozinheira Rosilda Oliveira Machado também pede melhorias: “Tem que ter gente do serviço social para nos ajudar depois. Senão vai continuar a mesma coisa”. (mais…)

Ler Mais

La lucha contra el colonialismo… tan actual y necesaria como hace más de 500 años

Por Jorge Agurto

14 de octubre, 2012.- Cada 12 de octubre en América se discute el sentido de la recordación del 12 de octubre de 1492, cuando la expedición dirigida por el almirante Cristóbal Colón avistó por primera vez las tierras del continente americano. Esta fecha marca para los pueblos aborígenes no solo el inicio de una invasión y conquista que derivó en millones de indígenas asesinados sino también en la obstrucción del proceso histórico de sus autonomías.

Para las oligarquías hispanoamericanas que heredaron un aprecio y admiración hacia todo lo hispanófilo la fecha fue celebrada como Día la Raza o Día de la Hispanidad, y es que siempre se sintieron más hijos de los conquistadores españoles que de los pueblos conquistados.

Las revoluciones independentistas de las colonias españolas no tuvieron como propósito principal emancipar y reivindicar a los pueblos sojuzgados, sino principalmente cortar el cordón umbilical que unía a castas criollas y mestizas con la corona española y que limitaba su afán de enriquecimiento y empoderamiento. (mais…)

Ler Mais

“Geração Chávez”: jovens venezuelanos avaliam conquistas e falhas da “revolução bolivariana”

Moradores de Caracas esperam para votar na eleição presidencial no último domingo. No muro, a frase "juventude com Chávez". Fotos: Jonatas Campos/Opera Mundi

Ainda crianças quando o presidente chegou ao poder, esses militantes formam hoje uma parcela importante do apoio ao projeto chavista

Marina Terra – Caracas

“Uma geração de ouro”, como define em seus discursos Hugo Chávez. Mais da metade dos venezuelanos cresceu sob o comando da “revolução bolivariana”. A maioria não viveu na pele os sucessivos governos neoliberais da chamada IV República, mas foi fundamental para a reeleição do presidente, há exatamente uma semana. Agora, os militantes chavistas dessa nova geração – um total de 35% do eleitorado –, debatem quais foram as principais conquistas e falhas do processo revolucionário até agora. E como deve ser o futuro. (mais…)

Ler Mais

“Cai o número de mulheres eleitas vereadoras no Brasil”

Queda na proporção de mulheres eleitas vereadoras no Brasil alerta para uma representatividade menor, mesmo com mais candidatas concorrendo

Bertha Maakaroun

Com apenas uma vereadora eleita, a Câmara Municipal de Belo Horizonte sai das eleições com o pior padrão de representação de mulheres desde a promulgação da Constituição Cidadã, em 1988, que ampliou as garantias e liberdades individuais. Em 1988 e em 1992, foram três as cadeiras conquistadas por mulheres. Em 1996 e em 2000, elas passaram a seis. Em 2004, a representação feminina atingiu o pico nos últimos 24 anos: sete eleitas. A partir daí, o declínio: em 2008 foram cinco. E embora o número de candidaturas femininas tenha crescido 71,4% entre 2008 e 2012 – de 199 para 341 concorrentes –, o sucesso eleitoral feminino neste pleito despencou para apenas uma eleita.

O insucesso eleitoral das mulheres na política legislativa não se restringe à capital mineira. De formas diferentes ele também se anuncia em Minas e no Brasil, apesar de um vigoroso aumento das candidaturas femininas, por força da mudança na legislação introduzida na minirreforma eleitoral de 2009 (Lei 12.034/2009). Pela nova regra, os partidos e as coligações passaram, necessariamente, a preencher 30% das vagas nas chapas proporcionais com candidatos de um dos sexos. Antes, a lei considerava que partidos e coligações reservariam 30% das vagas para candidatos de um dos gêneros. (mais…)

Ler Mais

Missionários Combonianos na defesa da justiça ambiental

Padre Dário

Outubro de 2012: o bispo dom Michele Russo, missionário comboniano, é expulso do Chade, um dos mais pobres países africanos.

Numa de suas homilias, desafiou o Governo a respeito dos lucros do petróleo: na opinião do bispo, não há transparência na destinação desse dinheiro, há suspeita de enriquecimentos ilícitos de poucos, enquanto os impactos socioambientais afetam a camada mais pobre da população.

O Governo do Chade considera que o missionário “se dedicou a atividades incompatíveis com seu cargo”.

Julho de 2012: no Peru, o responsável dos missionários combonianos por Justiça e Paz, pe. Juan Goicochea, denuncia centenas de conflitos socioambientais em seu país, ligados à resistência dos povos peruanos contra as empresas de mineração. Em três dias de violência na região de Cajamarca, houve 5 mortos e vários feridos. Outro padre, Marco Arana, foi preso e torturado. A igreja peruana negociou ativamente com o governo para encontrar uma saída no diálogo com as comunidades de Cajamarca.

Em novembro, uma delegação de Vivat (ONG dos missionários/as que denunciam na ONU as violações de direitos e buscam proteção às vítimas) visitará a região em solidariedade.

Brasil: na região mais rica do mundo em jazidas de ferro, Carajás, os Missionários Combonianos Brasil Nordeste estão desde 2007 denunciando inúmeras violações dos direitos socioambientais de povos quilombolas, indígenas, comunidades rurais e urbanas. A rede Justiça nos Trilhos, fundada pelos combonianos e outras entidades, depara-se a cada dia com diversos conflitos provocados pelos empreendimentos daquela que foi eleita ‘Pior multinacional do mundo’ em 2012, a mineradora Vale S.A..  (mais…)

Ler Mais

Vídeo sobre casamento lésbico repercute no YouTube

Publicado pelo Terra

Vídeo publicado no início do mês, atualmente com 2 milhões de views no YouTube, tem causado polêmica na internet por apresentar um casamento gay. Produzido para a empresa de viagens Expedia, a produção, chamada “Find Your Understanding” (Encontre sua compreensão), o anúncio mostra a jornada de um pai através dos Estados Unidos para chegar ao casamento de sua filha com outra mulher.

O vídeo, de cerca de três minutos, mostra as duas personagens vestidas de noiva na recepção, em cenas com a narração do pai de uma das mulheres, falando sobre a filha e os passos para a aceitação do relacionamento dela com outra pessoa do mesmo sexo.

Enquanto alguns internautas aplaudem a iniciativa em comentários no site, outros criticam o vídeo por apresentar uma “relação sexualmente demoníaca”, e se dizem revoltados, segundo postagens no YouTube.

Alguns chegaram a dizer que não usariam mais os serviços da empresa depois do vídeo. Segundo o jornal Daily Mail, certos comentários chegaram a ser excluídos do site depois de serem votados como ofensivos por usuários do YouTube. (mais…)

Ler Mais