Cúpula dos Povos rejeita conceito de economia verde da Rio+20

Vladimir Platonow, Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As principais lideranças responsáveis pela organização da Cúpula dos Povos, reunião de movimentos populares paralela à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), divulgaram hoje (13) um documento condenando o conceito de economia verde, defendido por integrantes de governos que participarão da Rio+20, que ocorrerá em junho no Rio.

O documento critica, em três páginas, o foco das discussões em torno da Rio+20, que não estaria tocando nas questões fundamentais da crise global, que na visão dos participantes da Cúpula dos Povos, “ é o capitalismo, com suas formas clássicas e renovadas de dominação, que concentra a riqueza e produz desigualdades sociais”.

Os organizadores elaboraram o documento durante encontro internacional no Rio e divulgaram o conteúdo em coletiva de imprensa. A mexicana Silvia Ribeiro, diretora da organização ETC, dedicada a temas agroalimentares, disse que a economia verde é um nome enganoso.

“Muitos creem que é algo positivo, mas é um disfarce para mais negócios e mais exploração dos ecossistemas. O outro aspecto é que eles querem se apropriar da natureza usando tecnologias perigosas, como os transgênicos e a biologia sintética. É uma solução falsa dizer que vai se resolver tudo com tecnologia, em vez de se ir às causas para baixar as emissões do efeito estufa, os padrões de produção e o consumo”, criticou Silvia. (mais…)

Ler Mais

Mais de 4 mil pelicanos são encontrados mortos na costa peruana

Governo e ambientalistas investigam a causa de morte dos animais ASSOCIATED PRESS

Nesta semana, o governo peruano anunciou que 4.450 pelicanos foram encontrados mortos na costa do país nos últimos meses. Somente cientistas e ambientalistas são autorizados a trasitar pelas praias do norte do Peru que foram fechadas para banhistas. Autoridades acreditam que as mortes tenham sido causadas pelo aumento da temperatura das águas do Pacífico causado pelo fenômeno climático El Niño. (mais…)

Ler Mais

Povo indígena na conferência Rio+20 apresenta logomarca

Hoje, a comunidade indígena que se prepara para o evento encaminhou à mídia a logomarca oficial de participação na RIO+20, Kari-Oca. “Foi criado por nós, representa o morro Pão de Açúcar, nota-se nos contornos do desenho, nas silhuetas, os efeitos das cores em toda a sua extensão”, explicou o índio Marco Terena.

O contorno azul (céu, água) representa a Kari (morro, montanha, pedra) com os “braços” internos rente ao chão, protegendo o “olhar” da folhinha verde ainda viva que quer se reerguer.

O segundo contorno em verde (matas) representa a Oca (nossa casa, morada), com os “braços” internos em forma de coração, que é a nossa vida e amor pela natureza.

http://www.aquidauananews.com/0,0,00,1896-199374-POVO+INDIGENA+NA+CONFERENCIA+RIO+20+APRESENTA+LOGOMARCA.htm

Ler Mais

Carta do I Congresso Internacional de Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais: Afirmação dos Direitos Humanos

Os Povos e Comunidades Tradicionais, Movimentos Sociais, Pesquisadores (nacionais e internacionais), Operadores do Direito, Gestores Nacionais e Sociedade Civil reunidos/as no I Congresso Internacional de Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais, na cidade do Salvador, Bahia-Brasil, nos dias 10, 11, 12 de maio de 2012, aprovam a seguinte Carta:

Considerando a importância da ênfase na cooperação internacional, na promoção e proteção dos direitos humanos;

Considerando as Convenções, Tratados e acordos internacionais de que o Brasil é signatário, envolvendo a proteção de direitos dos povos e comunidades tradicionais, direitos humanos, direitos civis, políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais;

Considerando a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre os povos indígenas e tribais, ratificada pelo Brasil em 2002 e em vigor desde julho de 2003, através da qual, buscando garantir a efetiva participação dos povos indígenas e tribais na tomada de decisões, os países signatários se comprometem a consultar os povos interessados quando forem previstas medidas legislativas ou administrativas que os afetem diretamente;

Considerando a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, cujo texto figura à continuação, como ideal comum que deve ser perseguido em um espírito de solidariedade e de respeito mútuo, conforme o art. 1 “Os indígenas têm direito, a título coletivo ou individual, ao pleno desfrute de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais reconhecidos pela Carta das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o direito internacional dos direitos humanos”; (mais…)

Ler Mais

Perícia revela mentira de Thor Batista e irresponsabilidade de Luciano Huck

Filho do homem mais rico do Brasil tentou comandar, pelo twitter, um inquérito policial sobre a morte do ciclista Wanderson dos Santos. O apresentador Luciano Huck inocentou o bilionário antes de ter elementos para julgar. Eike Batista, por sua vez, lamentou a perda do brinquedinho. E agora?

Sabe-se agora que Thor dirigia a pelo menos 135 km/h, acima do limite de 110 km/h, e vinha realizando ultrapassagens em ziguezague

Raras vezes se viu no Brasil uma tentativa tão explícita de calar, pela força do dinheiro, uma investigação policial. O caso era uma autêntica fábula brasileira, que expunha nossas mazelas e fraturas sociais. No dia 18 de março deste ano, Thor Batista, filho do homem mais rico do Brasil, Eike Batista, atropelou em sua Mclaren um rapaz negro, Wanderson Santos que conduzia uma bicicleta, num país onde crimes de trânsito raramente são punidos. Rapidamente, Eike e Thor passaram a bombardear internautas com mensagens no Twitter. (mais…)

Ler Mais

MG – Famílias despejadas estudam formas de reaver terreno

Membros do Movimento de Luta nos Bairro, Vilas e Favelas (MLB), estão preocupados com a saúde de crianças e idosos

Pedro Rotterdan – Do Portal Hoje em Dia

Uma assembleia, no final da tarde deste sábado (12) entre os ocupantes do Acampamento Eliana Silva, na Vila Santa Rita, na Região do Barreiro, decidiu o fim do movimento. O grupo já deixou o local e agora organizam outras formas de reaverem o terreno.

Segundo Leonardo Péricle Veireira, membro do Movimento de Luta nos Bairro, Vilas e Favelas (MLB), eles estavam preocupados com a saúde de crianças e idosos, por causa da falta de comida e qualidade do local.”É muita poeira. Alguns já tiveram diarréia”. Ele afirmou que agora a luta continua de outras formas. “Vamos para as ruas. Porta de prefeitura. Todas as formas de procurar nossos direitos”. (mais…)

Ler Mais

Justiça Global seleciona pesquisador para início imediato no Rio de Janeiro

A Justiça Global abre processo de seleção para a a vaga de Pesquisador na área de Ciências Humanas e/ou Ciências Sociais aplicadas. O prazo para inscrição é a próxima sexta-feira, 18 de maio, e a carga horária é de 40 horas semanais. Veja os detalhes abaixo no edital de seleção:

PESQUISADOR (A) NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E/OU CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Posição: Pesquisador (a) na área de ciências humanas e/ou ciências sociais aplicadas; Local: Rio de Janeiro, Capital
Prazo final para envio de CV: 18 de maio de 2012; Início das atividades: Imediato; Carga horária: 40 horas/semana.

1. Apresentação Institucional

Justiça Global é uma organização não governamental de direitos humanos que, desde 1999, trabalha com a proteção e promoção dos direitos humanos e o fortalecimento da sociedade civil e da democracia. Nesse sentido, nossas ações visam denunciar as violações de direitos humanos, incidir nos processos de formulação de políticas públicas baseadas nos direitos fundamentais, impulsionar o fortalecimento das instituições democráticas, e exigir a garantia de direitos para os excluídos e vítimas de violações de direitos humanos.

Justiça Global desenvolve trabalho nas seguintes áreas: I) Defensores de Direitos Humanos; II) Violência Institucional e Segurança Pública; III) Acesso à Justiça; IV) Direitos Econômicos Culturais e Sociais (DESC). (mais…)

Ler Mais