A aldeia morro vermelho no município de São João das Missões foi alvo de mais uma invasão. A ação foi coordenada por um fazendeiro e aconteceu nesta segunda feira (07/05). Segundo as lideranças da comunidade, por volta das 14:00 hs dois carros adentraram a área que está sob domínio dos Indígenas. Os invasores haviam enviado um mensageiro ao Cacique Santo Caetano Barbosa pedindo-lhe que comparecesse ao local onde o grupo se encontrava para abrir a porteira já que a cancela que dá acesso a área estava trancada com uso de corrente e cadeado, o cacique não atendeu ao pedido se recusando a ir até o local onde o grupo coordenado pelo fazendeiro se encontrava, insatisfeitos com a negação do pedido os integrantes dos veículos arrombaram a porteira e entraram sem a permissão dos Indígenas, sem deixar claro as razões da invasão.
O fato foi denunciado a polícia militar do Município de São João das Missões (MG) que por sua vez, repassou o caso a policia militar da cidade de Manga (MG ) alegando falta de estrutura para se deslocar até o local. A polícia militar do Município de Manga compareceu o local e registrou o Boletim de Ocorrência.
O conflito tem se agravado e as invasões dos fazendeiros as áreas de domínio dos Indígenas são recorrentes, esses fatos tem sido denunciados constantemente as autoridades policiais e continuam sem providencias. Em Janeiro de 2011 a Justiça Federal deu manutenção de posse da área em disputa a favor dos Indígenas, com pena de multa aos fazendeiros por ato de perturbação, com multa fixada em R$1.000,00 ao dia. (mais…)
No dia 14 de maio, a partir das 14 horas, o Museu da Vida/Fiocruz realizará o terceiro Encontro de Educação, Ciências e Saúde de 2012, tendo como tema Saúde e justiça ambiental. O expositor convidado será o pesquisador Marcelo Firpo (foto) – Cesteh/ENSP. O evento é gratuito e não requer inscrição prévia.
As Pastorais Sociais da Diocese de Itabuna (Conselho Indigenista missionário – CIMI, Comissão Pastoral da Terra Bahia – CPT, Comunidades Eclesiais de Base – CEBs) juntamente com o Movimento Negro Unificado de Itabuna e o Conselho de Cidadania Permanente promoveram no dia 05 de maio de 2012, no salão paroquial da Igreja Santa Rita de Cássia no Bairro São Caetano em Itabuna, a etapa regional do Tribunal Popular do Judiciário.


Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando