Norte de Minas Gerais: Fazendeiro desrespeita Sentença da Justiça Federal e invade território Xakriabá

A aldeia morro vermelho no município de São João das Missões foi alvo de mais uma invasão. A ação foi coordenada por um fazendeiro e aconteceu nesta segunda feira (07/05).  Segundo as lideranças da comunidade, por volta das 14:00 hs dois carros adentraram a área que está sob domínio dos Indígenas. Os invasores haviam enviado um mensageiro ao Cacique Santo Caetano Barbosa pedindo-lhe que comparecesse ao local onde o grupo se encontrava para abrir a porteira já que a cancela que dá acesso a área estava trancada com uso de corrente e cadeado, o cacique não atendeu ao pedido se recusando a ir até o local onde o grupo coordenado pelo fazendeiro se encontrava, insatisfeitos com a negação do pedido os integrantes dos veículos arrombaram a porteira e entraram sem a permissão dos Indígenas, sem deixar claro as razões da invasão.

O fato foi denunciado a polícia militar do Município de São João das Missões (MG) que por sua vez, repassou o caso a policia militar da cidade de Manga (MG ) alegando falta de estrutura para se deslocar até o local.  A polícia militar do Município de Manga compareceu o local e registrou o Boletim de Ocorrência.

O conflito tem se agravado e as invasões dos fazendeiros as áreas de domínio dos Indígenas são recorrentes, esses fatos tem sido denunciados constantemente as autoridades policiais e continuam sem providencias. Em Janeiro de 2011 a Justiça Federal deu manutenção de posse da área em disputa a favor dos Indígenas, com pena de multa aos fazendeiros por ato de perturbação, com multa fixada em R$1.000,00 ao dia.

A associação de fazendeiros tem divulgado informações e utilizado veículos de comunicação para acirrar os conflitos e formar opinião da população contra os Indígenas Xakriabá. A situação é preocupante, os ânimos se acirram a cada dia e a ausência do Estado Brasileiro na mediação do conflito pode incorrer em uma nova chacina. Os Caciques e lideranças Xakriabá são os principais alvos, os Indígenas possuem documentos que comprovam as ameaças, já foram entregues a Justiça, mas nenhuma medida foi tomada.

As forças contrárias aos direitos do povo Xakriabá, principalmente no que se refere a demarcação do território tem acirrado o conflito na região. Os fazendeiros se utilizam da pressão e ameaças a lideranças e povo Xakriabá no intuito de evitar que o processo de demarcação seja concluído. Essas ameaças se estenderam também a funcionários da FUNAI durante o processo de estudo e levantamento fundiário das áreas identificadas. Segundo os estudos, as áreas em disputa são pertencentes ao povo Xakriabá por serem de ocupação tradicional dos Indígenas como determina a Constituição Federal. Os Indígenas Xakriabá aguardam a publicação do relatório de Identificação pelo Ministério da Justiça.

Mais uma vez, o povo Xakriabá recorre às autoridades no intuito de encontrar uma saída, evitar derramamento de sangue e resguardar a integridade física de suas lideranças e comunidades.

Povo Xakriabá

Conselho Indigenista Missionário – CIMI LESTE

São João das Missões MG

Território Indígena Xakriabá 08 de Maio de 2012

Enviada por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.