Gilberto Costa, Repórter da Agência Brasil
Brasília – Toma posse no fim desta tarde em Brasília a nova presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai), a demógrafa Marta Maria do Amaral Azevedo, primeira mulher a ocupar o cargo. Ela substitui o antropólogo Márcio Meira, que ocupará uma assessoria especial no Ministério da Educação.
Marta Azevedo herda a Funai em momento em que povos indígenas e movimentos sociais reclamam da violência no campo (como no caso dos Pataxó Hã-Hã-Hãe, no sul da Bahia; e dos Guarani Kaiowá, em Mato Grosso do Sul) e também criticam o avanço de projetos desenvolvimentistas que podem gerar pressão sobre as terras indígenas (como o caso da construção da Usina de Belo Monte, no Pará).
Para lidar com essas contradições, a nova presidenta da Funai acredita que pode ser criado um “novo paradigma” e que o Brasil pode “dar exemplo” de diálogo e sustentabilidade. (mais…)
Na última semana (16 a 20 de março), diversas organizações e centenas de militantes de todo o país reuniram-se em Brasília com o objetivo de pressionar o governo e o Supremo Tribunal Federal a não aprovar a Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI 3239. Com o pedido de vistas da ação, a votação foi adiada – isso nos dá tempo de mobilizar e trazer mais pessoas para a nossa luta!
Na manhã desta terça-feira (24/04) a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados – CDHM se reuniu com o Ministro da Defesa, Celso Amorim. Estiveram presentes na reunião o presidente da comissão Domingos Dutra, o chefe do gabinete Claudinei Fernandes, representando o deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA), o deputado Luiz Alberto (PT/BA) e o assessor especial do Ministério da Defesa, José Genoíno.

Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando