No dia 04 de setembro de 2011 foi publicado no Diário Oficial o certificado de reconhecimento da Comunidade do Rio dos Macacos, localidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, como comunidade quilombola pela Fundação Palmares.
O Quilombo é formado por cerca de quarenta famílias descendentes de escravos e com uma história que remonta mais de um século de existência e o pedido oficial de reconhecimento foi encaminhado à Fundação Palmares, da qual resultou a Certidão de Auto Reconhecimento, seguindo os termos do artigo 68 do ADCT e do artigo 2º do Decreto 4.887, de 20 de novembro de 2003.
Recentemente a União conseguiu decisão contra alguns moradores, ordenando a saída da comunidade quilombola da área em litígio. A equipe técnica da AATR, em parceria com a Comissão Pastoral dos Pescadores – CPP, está pensando os próximos passos jurídicos e políticos para permanência no território e garantia da demarcação das terras quilombolas, que passa, imediatamente, pelo requerimento no Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA dar continuidade ao processo de delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades dos quilombos. (mais…)