A Ação 312 teve sua tramitação no STF paralisada em 2008, após o parecer favorável do Relator Eros Grau, graças a um pedido de vista ao processo por parte do Ministro Carlos Alberto Direito. Deveria voltar a ser apreciada amanhã, mas as informações são de que sua entrada na pauta foi adiada para os próximos dias, com data ainda indefinida. De qualquer forma, é fundamental apoiar o povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, que desde 1938 (!) aguarda a titulação de suas terras.
O texto abaixo, dirigido aos Ministros do STF, pode ser assinado na página da APOINME, clicando aqui. TP.
“O drama do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe ganhou repercussão nacional e internacional quando, na madrugada do dia 20 de abril de 1997, o índio Galdino Jesus dos Santos, que dormia num ponto de ônibus no centro de Brasília, teve seu corpo incendiado por cinco jovens da classe-média brasiliense. Galdino buscava em Brasília apoio para as reivindicações de recuperação do seu território tradicional, a Terra Indígena Caramuru – Catarina Paraguassú, no sul da Bahia. Galdino é um dos 30 Pataxó Hã-Hã-Hãe assassinados na luta pela retomada de suas terras.
No próximo dia 28 está marcada a continuidade do julgamento da ACO 312, ação na qual a Funai pede a nulidade dos títulos de propriedade de não-índios sobrepostos à Reserva Indígena, demarcada em 1938. A maioria desses títulos foi concedida pelo estado da Bahia durante a gestão de Antonio Carlos Magalhães, nos anos 70.
Por uma questão de Justiça solicito vossa especial atenção para a efetivação dos direitos do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, garantindo a integridade de suas terras tradicionais e pondo termo ao lamentável histórico de violências e massacres que este povo vem sofrendo desde os primeiros contatos com a sociedade não-indígena”.

Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando
VOCÊS NÃO SABEM DE NADA, APOIAM UMA CAUSA SEM SABER AS CONSEQUENCIAS QUE ISSO PODE CAUSAR, POIS BEM MUITOS PEQUENOS AGRICULTORES SOFREM COM ESSA AÇÃO QUE TRAMITA A TANTOS ANOS NO STF, O POVO PATAXÓ NÃO TEM NADA DE COITADINHO, SABEM MUITO BEM SE DEFENDER, SABEM MATAR SEUS PRÓPRIOS IRMÃOS E COLOCAR A CULPA NOS AGRICULTORES, PAREM COM ESSA FARÇA!!!!!!!!!!!!ESPERO QUE O STF ENCONTREM A VERDADE DENTRO DA ACO 312 E DE GANHODE CAUSA PARA OS AGRICULTORES QUE SEMPRE TRABALHARAM EM SUAS PROPRIEDADES AO LOGO DE DECADAS.
A Associação dos Geógrafos Brasileiros e seu GT Meio Ambiente envia seu apoio para a efetivação dos direitos do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, garantindo a integridade de suas terras tradicionais e pondo termo ao lamentável histórico de violências e massacres que este povo vem sofrendo desde os primeiros contatos com a sociedade não-indígena”.