Ari Artuzi depõe na tarde de hoje sobre acusação de racismo

Ex-prefeito é acusado de proferir palavras com teor racista durante programa de rádio Foto: Dourados Agora/Hédio Fazan

O ex-prefeito de Dourados, Ari Artuzi, tem primeira audiência na tarde desta segunda-feira (12), às 14h30, no Fórum de Dourados. Artuzi é acusado de racismo. Seis testemunhas de acusação foram indicadas.

A Promotoria de Justiça pede a prisão do político e condenação dele ao pagamento de indenização no valor de R$ 300 mil pelo crime de racismo.

Segundo o site Dourados Agora, o suposto crime aconteceu no dia 14 de agosto do ano passado, durante entrevista ao Programa “Hora da Verdade”, da rádio Grande FM.

Segundo o MPE, o denunciado “praticou e incitou o racismo, ofendendo a honra subjetiva dos afrodescendentes, quando proferiu as seguintes palavras: “Nóis temu fazenu serviço de genti branca; serviço de genti”. A frase foi dita num momento em que um radialista o questionava sobre problemas enfrentados na administração pública em relação a obras de recapeamento asfáltico.

O MPE considera que esse tipo de discurso é a expressão verbal de um escandaloso conteúdo racista que permeia as relações étnico-raciais.

Conforme a Promotoria, o denunciado anunciou palavras pejorativas e feriu a honra subjetiva de todos os afrodescendentes, vez que conferiu a falsa ideia de que o trabalho só pode ser considerado bom, adequado e eficiente quando efetuado por pessoa de pele branca.

O promotor alegou que o acusado não é novo ao mundo do crime, uma vez que responde a vários processos criminais e por atos de improbidade administrativa.

De acordo com o promotor, o crime de racismo afronta um dos mais caros direitos: a dignidade da pessoa humana e a igualdade de todos perante a lei. A ação penal pede a reclusão do acusado, que pode ser de dois a cinco anos, além de multa e indenização.

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=219149&ed=Pol%C3%ADtica&cat=Not%C3%ADcias

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.