Bolívia, 12 set (ANSA) – O governo da Bolívia anunciou hoje que o chanceler David Choquehuanca retomará amanhã as negociações com indígenas que são contra a construção de uma rodovia que cruzará a maior reserva florestal da Bolívia, o Parque Nacional Isiboro Sécure.
A decisão foi anunciada depois que várias organizações sociais pediram ao presidente Evo Morales para evitar um enfrentamento entre os 1.700 índios, que marcham desde a Amazônia até a capital La Paz, e os agricultores, que apoiam o projeto viário do governo.
O ministro da Presidência, Carlos Romero, anunciou que comunicou hoje aos dirigentes indígenas que, tal como solicitaram, o chanceler, único ministro de origem camponesa, viajará amanhã para a região de La Embocada, onde os manifestantes os esperam, para recomeçar as negociações.
Embora os índios tenham declarado “interlocutores inválidos” a outros nove ministros que tentaram negociar, Romero disse que ele e o ministro dos Transportes, Walter Delgadillo, também se encontrarão com a comunidade indígena. (mais…)