Flávia Duarte e Antônio Aragão
Cobrando moradia, alimentação e acesso a programas sociais, dezenas de quilombolas da Vila Muquem, em União dos Palmares, bloqueiam na manhã desta sexta-feira, dia 9, trecho da AL-205 – no quilômetro três.
Os manifestantes atearam fogo em galhos de árvore e pneus e exigem a presença de representantes dos governos estadual, municipal e federal para garantir que as reivindicações sejam atendidas.
A manifestação acontece nove dias após a nomeação de nova diretoria da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, ligada ao Governo Federal, que desde o último dia 30 está sendo coordenada pela ex-vereadora e atual presidente do PT em União, Genisete de Lucena Sarmento.
Os quilombolas reivindicam a reativação do Programa do Leite e a ampliação das ações de segurança alimentar, com a distribuição de cestas básicas do Programa Brasil Quilombola.
Eles querem ainda a construção de 26 casas através do Programa de Combate à Doença de Chagas, cujos recursos já foram assegurados através da Funasa e agilidade na entrega das casas do Programa da Reconstrução – destinado a vítimas da enchente de junho do ano passado.
O bloqueio da rodovia já traz transtornos para quem trafega na região. Um grande congestionamento é registrado no local. Policiais do Pelopes acompanham a movimentação e os quilombolas afirmam que apenas desbloqueiam a rodovia após a chegada de representantes dos governos.
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=110978