Mais um agricultor é morto em Eldorado dos Carajás, Pará

Clique para Ampliar
O camponês Adelino Ramos, que denunciava a extração ilegal, foi uma das vítimas da violência na semana passada. FOTO: DIVULGAÇÃO

Após o quinto assassinato na região amazônica, governo anuncia força-tarefa para garantir a segurança

Marabá, Pará. O agricultor Marcos Gomes da Silva, 33 anos, foi assassinado a tiros, ontem, diante da mulher e de outras três testemunhas, por dois homens encapuzados na zona rural de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.

Silva teve a orelha decepada após o crime, da mesma forma que o líder extrativista José Cláudio Ribeiro da Silva, morto há duas semanas, juntamente com sua mulher, Maria do Espírito Santo.

A notícia do assassinato, o quinto na região amazônica em duas semanas, chegou ao governo na tarde de ontem e levou a presidente Dilma Rousseff a convocar uma reunião com governadores da Região Norte e a anunciar uma ação militar de emergência, batizada de Operação Defesa da Vida.

A força- tarefa vai mobilizar as polícias Federal e Rodoviária, a Força Nacional e as Forças Armadas para conter a violência no campo. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que participou da reunião, disse que as ações começarão na próxima semana e terá uma articulação com os governos locais, com o Poder Judiciário e o Ministério Público. O objetivo, de acordo com o ministro, é dar “punição exemplar” aos assassinos.

Cardozo afirmou ainda que conversou pessoalmente com o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso, e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Roberto Gurgel, para articular a ação.

Participaram da reunião os ministros da Defesa, Nelson Jobim, do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Também participaram os governadores do Pará, Simão Jatene, do Amazonas, Omar Aziz, e de Rondônia, Confúcio Moura.

Crimes

No dia 24 de maio, o casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo foi morto em uma “tocaia” em uma estrada na Zona Rural de Nova Ipixuna (PA).

Em 27 de maio, o líder camponês Adelino Ramos, o Dinho, conhecido por fazer denúncias de extração ilegal de madeira na região Norte do País, foi morto com seis tiros em Vista Alegre do Abunã, em Rondônia. No dia 30, um homem foi preso em Extrema Rondônia suspeito de ter cometido o assassinato.

No dia 28 de maio, o agricultor Eremilton Pereira dos Santos foi assassinado em Nova Ipixuna (PA).

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=991358

Comments (1)

  1. Até quando vamos ter que conviver com tanta barbaridade?! O povo brasileiro não aguenta mais…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.