Povos indígenas sofrem discriminação em Ipixuna, no Amazonas

Adital – Indígenas do povo Madija Kulina estão sendo hostilizados pela população de Ipixuna, município localizado a 1.380 quilômetros de Manaus, ao sul do Amazonas. A denúncia é feita por Ercília Tikuna, coordenadora da AMIMSA – Associação das Mulheres Indígenas do Médio Solimões e Afluentes, organização sediada na cidade de Tefé, Amazonas.

Segundo ela, está acontecendo um descaso muito sério contra indígenas do povo “Madija Kulina” – um povo de pouco contato que vive em área isolada, na região do rio Juruá. “O Conselho Distrital de Saúde Indígena, do qual faço parte no controle social, recebeu uma denuncia verbal, feita pela coordenadora da saúde do município, de que há indígenas com tuberculose, morando em uma casa alugada pelo município, e que estes estariam sendo discriminados pela população local”, diz Ercília.

Ela relata que os indígenas  teriam sido agredidos quando foram à cidade. Moradores do bairro onde está localizada a casa alugada para os indígenas fizeram abaixo assinado dirigido a prefeita  municipal  para que ela não aceite a permanência dos indígenas na casa. “Eles poderiam estar na aldeia fazendo tratamento mas, devido a seca nos rios que está crítica este ano, eles têm que ir para a cidade, de onde querem expulsá-los”, relata Ercília. (mais…)

Ler Mais

Indígenas Mapuche mantêm rechaço à proposta de diálogo do Governo

Adital – Porta-vozes do povo indígena mapuche mantêm seu rechaço à proposta da mesa de diálogo que realizou o presidente do Chile, Sebastián Piñera, por considerar que a mesa representa uma manobra para tratar de silenciar o protesto que leva a cabo essa comunidade originária.

Representantes dos indígenas presos em cárceres chilenos se opõem à proposta do Governo de Piñera porque não se ajusta às demandas do povo mapuche. A mesa de diálogo anunciada pelo mandatário chileno está prevista para se estabelecer desta à próxima semana no cerro Ñielol de Temuco, centro do Chile, para tratar do conteúdo do denominado Plano Araucanía.

Natividad Llanquileo, representante dos membros da comunidade mapuche enclausurados na prisão El Manzano de Concepción, qualificou a iniciativa do Governo como “jogo de luzes” e assegurou que “são anúncios dos que nos informamos pelos meios de comunicação”. (mais…)

Ler Mais

“Nos últimos anos foram quase 700 assassinatos de trabalhadores e lideranças”, diz líder do MST

Aldrey Riechel

Na semana passada o trabalhador rural e integrante do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), José Valmeristo Soares – conhecido como Caribé – foi assassinado no Pará.  Três dias depois a polícia prendeu o filho do pastor e ex-deputado federal Josué Bengstson, Marcos Bengtson acusado de ser o mandante do crime.

Ulisses Manaças, coordenador Estadual do MST, afirma que as agressões, que muitas vezes resultam em mortes no Estado não são novidades.  Segundo ele, foram mortos quase 700 lideranças nos últimos anos, e 60% dos casos não tiveram o inquérito policial concluído para que as investigações pudessem ser iniciadas.
(mais…)

Ler Mais

Paraguay: Larga sequía afecta pueblos indígenas y economía nacional

Servindi – Paraguay enfrenta una de las peores sequías registradas en mucho tiempo. Más de 30 mil familias indígenas, habitantes del centro y norte del país, se han visto afectadas por la falta de agua que sufren desde hace cinco meses.

La ministra de la Secretaría de Emergencia Nacional, Gladys Cardozo, informó que “la escasez de agua para consumo humano y la proliferación de aljibes y tajamares (represas) secos ha vuelto crítica la situación”. El fenómeno también se atribuye a la deforestación, al mal uso del territorio y a que algunos ríos y arroyos son represados por ganaderos para dar de beber a sus animales.

(mais…)

Ler Mais

Todo ser humano deveria ter garantia de acesso à água potável e saneamento básico, artigo de Mikhail Gorbachov

Todo ser humano deveria ter garantia de acesso à água potável e saneamento básico
De acordo com a ONU, um investimento de US$ 20 milhões em tecnologias baratas para a água poderia ajudar 100 milhões de famílias de agricultores a escaparem da pobreza extrema

[The New York Times] – A ONU estima que quase 900 milhões de pessoas vivam sem água limpa e que 2,6 bilhões sem saneamento apropriado. A água, ingrediente básico da vida, está entre os assassinos mais prolíficos do mundo. Pelo menos 4 mil crianças morrem todos os dias por causa de doenças relacionadas à água. De fato, mais vidas foram perdidas depois da 2ª Guerra Mundial por causa da água contaminada do que por todos os tipos de violência e guerra. Essa catástrofe humanitária vem inflamando há gerações. Precisamos impedi-la.

Reconhecer que o acesso à água potável e ao saneamento são um direito humano é crucial para a luta existente para salvar essas vidas; é uma ideia que chegou à maturidade. Ela foi proposta primeiro há uma década por organizações da sociedade civil, como a Cruz Vermelha Internacional, que eu ajudei a estabelecer em 1992. Hoje, é uma demanda ampla, apoiada por muitos governos e empresas. Esta é uma grande conquista. (mais…)

Ler Mais

Cidades verticais, civilização rural? artigo de Washington Novaes

[O Estado de S.Paulo]  –  Na época em que morou no Rio de Janeiro, de meados da década de 1960 ao início da de 1980, o autor destas linhas se assustava com a rapidíssima verticalização da até ali amena “Cidade Maravilhosa”, a partir da derrubada do gabarito de quatro pavimentos nas praias de Ipanema e do Leblon, seguida pelo início da ocupação intensa de São Conrado e da Barra da Tijuca, até então lugares quase só de piqueniques e praias prolongadas dos poucos donos de automóveis.

Dizia, por isso, em tom de blague, que chegaria o dia em que derrubariam o Pão de Açúcar para, com o material de demolição, aterrar a Lagoa Rodrigo de Freitas e, nela e nos vizinhos Jockey Club e Jardim Botânico, erguer imensos edifícios. Passados 30 anos, a lagoa não foi aterrada, mas, assoreada por esgotos e outros materiais, já provoca enchentes nas chuvas mais fortes; discute-se se uma parte do Jardim Botânico deve ou não ser atribuída a moradores; e, agora (Estado, 10/9), informa-se que o Jockey Club do Rio já negocia 20% de sua área para construção de edifícios de escritórios, um centro comercial e um centro médico.
(mais…)

Ler Mais

IBGE: Entre os mais escolarizados, mulheres ganham 58% do que recebem os homens

Mesmo com maior escolaridade, as mulheres têm rendimento médio inferior ao dos homens. Em 2009, o total de mulheres ocupadas recebia cerca de 70,7% do rendimento médio dos homens ocupados. No mercado formal essa razão chegava a 74,6%, enquanto no mercado informal o diferencial era maior, e as mulheres recebiam 63,2% do rendimento médio dos homens.

A diferença era ainda maior entre os mais escolarizados: as mulheres com 12 anos ou mais de estudo recebiam, em média, 58% do rendimento dos homens com esse mesmo nível de instrução. Nas outras faixas de escolaridade, a razão era um pouco mais alta (61%). Entre 1999 e 2009, as disparidades pouco se reduziram.
(mais…)

Ler Mais

IBGE: Apenas 62,6% das moradias urbanas têm acesso simultâneo a água, esgoto e coleta de lixo

Apenas 62,6% dos domicílios urbanos brasileiros têm acesso à rede de água, esgoto e à coleta de lixo. Se a análise focar exclusivamente o abastecimento de água, este índice sobe para 93,5%, e se abranger apenas o percentual de domicílios com acesso a serviços de esgotamento sanitário por rede coletora, o índice fica em 68,3%.

A constatação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Síntese de Indicadores Sociais 2010, com dados relativos ao ano de 2009. O estudo foi divulgado no dia 17/9.
(mais…)

Ler Mais

IBGE: Taxas de analfabetismo de pretos e pardos são mais que o dobro da de brancos e rendimento-hora é menor

De 1999 a 2009, houve um crescimento da proporção das pessoas que se declaravam pretas (de 5,4% para 6,9%) ou pardas (de 40% para 44,2%), que agora em conjunto representam 51,1% da população. A situação de desigualdade por cor ou raça, porém, persiste.

A taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade era de 13,3% para a população de cor preta, de 13,4% para os pardos contra 5,9% dos brancos. Outro indicador importante é o analfabetismo funcional (pessoas de 15 anos ou mais de idade com menos de quatro anos completos de estudo), que diminuiu de 29,4% em 1999 para 20,3% em 2009. Essa taxa, que para os brancos era de 15%, continua alta para pretos (25,4%) e pardos (25,7%).
(mais…)

Ler Mais

Deputada apresentará denúncias contra empresa alemã instalada no Brasil ao Parlamento Alemão

Isabela Vieira

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- A deputada alemã no Parlamento Europeu Gabriele Zimmer (GUE/NGL – Esquerda Nórdica Verde) prometeu levar ao partido e ao Parlamento Alemão uma série de denúncias contra a empresa Thyssenkrupp CSA Siderúrgica do Atlântico, em Santa Cruz, no Rio. A informação foi dada após encontro da parlamentar com executivos da empresa.

Com sede na Alemanha, a ThyssenKrupp é acusada pelas comunidades vizinhas ao empreendimento de impor restrições à pesca na Baía de Sepetiba, onde construiu um píer sobre o mangue e um porto, atrapalhando a reprodução de peixes e a passagem de pequenos barcos, além de poluir o ar e de contratar serviços de milicianos que intimidam lideranças locais.

(mais…)

Ler Mais