Empresas devem entrar no lugar de construtoras, que detêm participação de 12,56% na Norte Energia
Alexandre Canazio
A Cemig confirmou nesta quinta-feira, 6 de outubro, que está “em trativas para eventualmente adquirir participação minoritária” na hidrelétrica de Belo Monte (PA-11.233 MW). O anúncio veio um dia depois do presidente da Light, Jerson Kelman, também ter confirmado está em negociações para entrar na Norte Energia, controladora da usina. “A negociação em andamento só será concretizada se as condições permitirem a captura de sinergias que resultem em agregação de valor”, salientou a empresa mineira em comunicado enviado ao mercado.
Cemig e Light estão negociando a aquisição de parte da participação das oito construtoras acionistas da Norte Energia, que juntas têm 12,56% da companhia. Já manifestaram a disposição de deixar a concessionária Queiroz Galvão (2,51%), OAS (2,51%), Cetenco (1,25%), Contern (1,25%), Galvão Engenharia (1,25%), Mendes Júnior (1,25%), Serveng (1,25%) e J.Mallucelli Construtora (1%).
A expectativa do conselho de administração da Norte Energia é que a reestruturação societária esteja concluída até o fim deste mês. A operação é pré-requisito para a conclusão da tramitação do pedido de financiamento no Banco de Desenvolvimento Econômico e Social. A empresa tem um pedido de R$ 19,5 bilhões para um investimento previsto de cerca de R$ 26 bilhões.
http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=396003