De acordo com estudo publicado recentemente na revista Science, existem mais palmeiras de açaí na Amazônia do que habitantes no planeta Terra.
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, na FGV
O consumo de um litro de açaí por dia é suficiente para garantir 50% das necessidades nutricionais diárias de uma pessoa. O açaí tem o mesmo valor proteico do ovo e quase cinco vezes mais que o leite—e isso se refere apenas a polpa do açaí. Seu palmito, que é bastante saboroso, ainda é consumido de maneira discreta e o caroço do açaí, hoje tratado como resíduo, tem potencial que vai desde geração de eletricidade a fabricação de próteses ósseas.
Um estudo recente publicado na revista Science mostra que das 16.000 espécies arbóreas identificadas na Amazônia, a mais abundante é o açaí. Das 390 bilhões de árvores que o estudo calcula que existam na Amazônia, 9 bilhões seriam palmeiras de açaí, isto é, mais de um pé de açaí por habitante do Planeta!
Investir em pesquisa e desenvolvimento para expandir o uso de espécies nativas Amazônicas é uma ação necessária para a criação de um novo modelo de desenvolvimento na região, que hoje está voltado para o pasto e a soja. O açaí, esta enorme riqueza amazônica, poderia ajudar a alimentar os mais de 13 milhões de famintos que ainda existem hoje no Brasil.
—
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.