Prêmio homenageia feministas históricas

As inscrições podem ser feitas até 10 de setembro. O “Prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas” visa homenagear brasileiras com mais de 75 anos que atuaram ou atuam na vida pública nacional

SEPPIR – Estão abertas, até 10 de setembro, as inscrições para o “Prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas”. A premiação, de R$ 50 mil, é destinada a brasileiras com mais de 75 anos, que atuaram ou atuam na vida pública nacional. Os temas abordados podem envolver ações científicas, tecnológicas, culturais, educacionais ou artísticas. Acesse o edital aqui.

Os cadastros podem ser realizados por via postal ou eletrônica. A primeira alternativa consiste no envio da ficha de inscrição e breve relato da história de vida ou Curriculum Vitae para o endereço: “Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 02, Lote 22, Ed. Tancredo Neves 1º andar – CCBB, CEP: 70200-002 – Brasília/DF”. A remetente deve estar identificada com o nome e endereço completos, além de destacar o assunto “Prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas”. Caso opte pelo e-mail, é necessário encaminhar os arquivos para o endereço eletrônico [email protected].

Realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Prêmio visa destacar ações das mulheres que contribuíram com mudanças na sociedade, por meio da dedicação de suas vidas à militância feminista e à luta cidadã na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Rose Marie Muraro
O prêmio leva o nome da escritora e feminista brasileira Rose Marie Muraro, reconhecida como uma das mais brilhantes intelectuais de nosso tempo. Falecida no último dia 21 de junho, a intelectual e física nasceu em 1930, no Rio de Janeiro. Ela atuou no cenário de políticas para as mulheres, mesmo com as limitações da cegueira – enxergou parcialmente somente aos 66 anos, após uma cirurgia – além de escrever 44 livros e editar 1.600 obras.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.