Por Maura Silva
Da Página do MST
Nessa quinta-feira (31/07), diversos movimentos sociais realizam um ato conjunto sobre o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político e sobre a Campanha pela Mídia Democrática.
A atividade integra a grade de programação da 14ª Plenária da CUT, que acontece entre os dias 28 de julho e 1º de agosto. Há quase um ano, a presidente Dilma Rousseff propôs a abertura de uma Constituinte para realizar uma Reforma Política no país. O ato será no Teatro do Centro Municipal de Educação Adamastor, em Guarulhos.
A proposta foi negada por grupos do Congresso. Desde então, movimentos sociais e sindicais têm criado comitês em todo Brasil para pressionar pela realização da constituinte.
Já são mais de 400 grupos espalhados pelo país, que realizam ações junto às suas cidades, conscientizando a população através de atos, palestras e uma série de outras atividades sobre a importância do Plebiscito.
A votação, prevista para acontecer na semana da pátria, que vai de 1 a 7 de setembro, pretende coletar 10 milhões de votos em todo o Brasil, e trará apenas uma única pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”