Ceará ‘contribui’ para o mapa de assassinatos de índios no Brasil

De acordo com os dados do relatório, das 1.047 terras indígenas reivindicadas pelos povos atualmente, apenas 38% estão regularizadas (FOTO: CIMI/DIVULGAÇÃO)
De acordo com os dados do relatório, das 1.047 terras indígenas reivindicadas pelos povos atualmente, apenas 38% estão regularizadas (FOTO: CIMI/DIVULGAÇÃO)

De acordo com o Cimi, os dados do relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil referentes a 2013 evidenciam que a política indigenista em curso no país é omissa

Tribuna do Ceará – Segundo dados do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) pelo menos 53 índios foram assassinados ano passado no Brasil, em consequência de conflitos diretos ou indiretos, pela disputa por terras. No Ceará dois casos foram identificados, quem explica é o presidente dos índios tapebas, Ricardo Weibe.

No estado, existem cerca de 30 mil índios localizados em 19 municípios. O cenário de violação dos direitos dessas comunidades continua crescendo. De acordo com o Cimi, os dados do relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil referentes a 2013 evidenciam que a política indigenista em curso no país é omissa no que tange ao cumprimento das diversas obrigações constitucionais e da efetivação dos direitos indígenas.

A total paralisação dos processos de demarcação de terras indígenas, os altos índices de mortalidade infantil, suicídio, assassinato, racismo e de desassistência nas áreas de saúde e educação indicam uma atitude de extremo descaso do governo em relação às populações indígenas, afirma o Cimi.

Clique aqui para um obter um quadro mais completo.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Janete Melo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.